O Lúdico no Desenvolvimento Psicológico Infantil

Edleusa Delmondes Siqueira Pimentel, Francisco Roberto Brito Cunha

Resumo


Os jogos e as brincadeiras devem fazer parte do cotidiano das crianças na educação infantil. É por meio do brincar que a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, criatividade, cooperação, coordenação, imaginação e socialização. Este estudo objetivou compreender como jogos e brincadeiras influenciam na construção das aprendizagens de crianças na educação infantil. A justificativa se dá por possibilitar a discussão sobre o tema jogos e brincadeiras na educação infantil não apenas como simples passatempo, mas como atividades que permitem a aprendizagem de várias aptidões. Para isso foi realizado um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, baseado na pesquisa bibliográfica, usou-se por base fontes que registram ideais de autores sobre a temática. Os jogos e as brincadeiras ajudam a criança a pensar, imaginar, criar e se relacionar com os demais, proporcionando alegria, criatividade e contribuindo para o melhoramento das inúmeras aprendizagens e para a ampliação de significados construtivos, essenciais e úteis na vida da criança, que se farão presentes ao longo de seu desenvolvimento. Concluindo se percebeu que os jogos e as brincadeiras são importantes na vida de uma criança, pois despertam suas potencialidades, influenciam de forma motivadora no processo de aprendizagem e na sua interação no meio social. Nesse sentido, as atividades realizadas no ambiente escolar devem ser pautadas em métodos e objetivos que auxiliem no desenvolvimento das crianças.


Texto completo: PDF