Democracia e Conflito entre Adolescentes em Escola com Nova Metodologia de Ensino

Cláudia Maria Moura Pierre

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo averiguar a expressão de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, no que se refere à convivência democrática e às relações de paz e conflito na escola.   Por adotar um modo diferenciado de ensino que modifica as relações com os estudantes, escolhemos esta instituição como locus de nossa investigação. Verificamos, também, a satisfação ou insatisfação dos jovens com a instituição. Relações aluno-professor no contexto da democraticidade, satisfação dos alunos com a escola e a resolução  dos conflitos foram o foco da pesquisa. A inspirado na Escola da Ponte, em Portugal. Fizemos uma pesquisa de campo, com enfoque qualitativo para análise dos dados. Utilizamos a observação sistemática, entrevistas e pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que os alunos sentem satisfação com seu ambiente escolar. Atribuímos isto à existência da democraticidade, exercida pela participação e Rodas de Conversa. O estudo demonstrou que a democracia não impede conflitos, mas gera relações humanas nas quais há maior possibilidade de resolução não-violenta e que quando não há encontro na emoção, há problemas relacionais.  Percebemos que a existência das Tutorias é um fator que favorece a relação entre professores e alunos e pode amenizar ou impedir conflitos.


Texto completo: PDF