EDUCAÇÃO JURÍDICA: ANÁLISE DA TEORIA DAS FASES PREPARATÓRIAS PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE JURÍDICA

Rossana Tavares de Almeida, Maria Lúcia Alves da Silma

Resumo


RESUMO: o presente trabalho estabelece um desenvolvimento sistemático e reflexivo sobre a Teoria das seis fases da preparação para o efetivo exercício da atividade jurídica. O objetivo do trabalho é desenvolver de forma breve cada uma das mencionadas fases. A metodologia é com base no método dedutivo, sistemático e bibliografia na qual estabelece reflexões sobre a atual educação jurídica. As fases foram assim divididas conforme a análise do comportamento dos estudantes do Curso de Direito da UFCG no período de 2012 a 2014. A problemática está relacionada com o seguinte questionamento: como são desenvolvidas as fases da educação jurídica preparatória para o efetivo exercício da atividade jurídica? A justificativa do trabalho é devido a atual crise da educação jurídica, nesse sentido, faz-se necessário estabelecer um diálogo com vista na qualidade educacional.

Palavras-chave


Crise do Atual Ensino Jurídico; Direito; Educação Jurídica Reflexiva; Fases da Educação Jurídica.

Referências


BRANDÃO, Fernanda Holanda de Vasconcelos. Advocacia negocial: promoção do acesso à justiça pela desjudicialização dos conflitos. João Pessoa: A União, 2014.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Disponível em: http://www.amambainoticias.com.br/brasil/oab-reprova-nove-em-cada-10-bachareis-recorde-e-historico. Acesso em: 21.04.2015

Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/oab/noticia/2013/08/so-185-passam-de-primeira-no-exame-de-ordem-da-oab-diz-estudo.html. Acesso em: 21.04.2015

Disponível em: http://www.provadaordem.com.br/blog/post/182-aprovacao-no-xiv-exame-da-oab-fica-em-25-12-seria-uma-crise-do-ensino-juridico-no-brasil/. Acesso em: 21.04.2015

NADER, Paulo. Introdução ao estudo do direito. 35ª. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

MACÊDO, Wendel Alves Sales. A arbitragem, a conciliação, a mediação e a negociação como formas alternativas de solução de conflitos de interesses no direito brasileiro. Trabalho monográfico apresentado e depositado no CCJS da UFCG em 2014.

MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional: Tomo III – Estrutura Constitucional do Estado. 5º ed. rev. e atual. Coimbra: Coimbra Editora, 2000.

MOSSINI, Daniela Emmerick de Souza. Ensino Jurídico: história, currículo e interdisciplinaridade. Tese. São Paulo: PUC, 2010.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Universidade Regional do Cariri (URCA)
2178-826X

Indexadores nacionais

DIADORIM - diadorim.ibict.br

OASISBr - oasisbr.ibict.br

LivRe - portalnuclear.cnen.gov.br/livre

Sumários.org - sumarios.org

Portal SEER/OJS - seer.ibict.br

Indexadores internacionais

LATINDEX - www.latindex.unam.mx

RCAAP - www.rcaap.pt

La Referencia - lareferencia.redclara.net/rfr/

ResearchBible - www.researchbib.com

Diretório Luso-Brasileiro -diretorio.ibict.br