A DIALÓGICA E O VALOR SOCIAL DO TRABALHO: A SÍNDROME DE BURNOUT E O LABOR DO PROFESSOR DURANTE A PANDEMIA PELO SARS-COV-2.
Resumo
O artigo tem como objeto de estudo o desenvolvimento da Síndrome de Burnout na atividade laboral exercida pelo professor durante a pandemia pelo novo coronavírus. No ensaio, a partir das inovações desenvolvidas pela modernidade do ensino, principalmente no ensino à distância e sua ampla propagação, analisa-se o confinamento, a sobrecarga de trabalho e as exigências de produtividade inerentes ao cargo do professor, onde o desenvolvimento educacional resta atrelado à condição de distanciamento interpessoal. Aborda-se o enfrentamento pelos respectivos profissionais dos novos desafios impostos pelo coronavírus, em um estado de esgotamento psicológico o que torna um ambiente propício para o desenvolvimento de transtornos e principalmente de doenças ocupacionais. Com o que, nessa conjectura de adversidades, objetiva-se progressão da atividade de ensinar durante o isolamento social por intermédio do conceito da dialógica e da promoção do trabalho como valor social, através da construção de redes de sociabilidade que auxiliem na inclusão, no respeito e reconhecimento recíproco à dignidade do ofício do professor.
Palavras-chave
Referências
ALAVA, S. (Org.). Ciberespaço e formações abertas: Rumo a novas práticas educacionais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
ARETIO, Lorenzo Garcia. Educación a distancia hoy. Madrid: UNED, 1994.
BARZOTTO, Luciane Cardoso. A justiça constitucional francesa e o princípio da fraternidade no caso Cedric Herrou. Revista de Direito do Trabalho. vol. 204. Ano 45. p. 109-118. São Paulo: Ed. RT, agosto 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL, Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação naciona. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%205.622%2C%20DE%2019%20DE%20DEZEMBRO%20DE%202005.&text=Regulamenta%20o%20art.,e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.. Data de acesso: 16/07/2020, às 10h53.
BRASIL, Decreto 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24. Data de acesso: 16/07/2020, às 11h09.
BRASIL, Decreto-Lei 6.042 de 12 de fevereiro de 2007. Altera o Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto no 3.048, de 6 de maio de 1999, disciplina a aplicação, acompanhamento e avaliação do Fator Acidentário de Prevenção - FAP e do Nexo Técnico Epidemiológico, e dá outras providências.. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6042.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%206.042%2C%20DE%2012%20DE%20FEVEREIRO%20DE%202007.&text=Altera%20o%20Regulamento%20da%20Previd%C3%AAncia,Epidemiol%C3%B3gico%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.. Data de acesso: 16/07/2020, às 11h10.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise e didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2002.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999.
DEJOURS, Cristophe. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2006.
DE MASI, Domenico. O futuro do trabalho: fadiga e ócio na sociedade pós-industrial. Rio de Janeiro: Livraria José Olimpyo Editora S.A., 1999.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade; tradução Raul Fiker. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
HOLMBERG, B. Distance education a survey and bibliography. Londres: Kogan Page, 1977. In: ARETIO, Lorenzo Garcia. Educación a distancia hoy. Madrid: UNED, 1994.
LYOTARD, Jean-François. The post-modern condition. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1985. In: GIDDENS, Anthony. As consequencias da modernidade; tradução Raul Fiker. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
SACCONI, Luiz Antonio. Grande dicionário Sacconi: da língua portuguesa: comentado, crítico e enciclopédico. São Paulo: Nova Geração, 2010.
SENNETT, Richard. Juntos: os rituais, os prazeres e a política da cooperação. 2ªed. Rio de Janeiro: Record, 2013
STEPHAN, Cláudia Coutinho. O princípio constitucional da dignidade e o assédio moral no direito do trabalho de Portugal e do Brasil. São Paulo: LTr, 2013
TRINDADE, Jorge. Manual de psicologia jurídica para operadores do Direito. 7ª ed. rev. atual. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Universidade Regional do Cariri (URCA)
2178-826X
Indexadores nacionais
DIADORIM - diadorim.ibict.br
OASISBr - oasisbr.ibict.br
LivRe - portalnuclear.cnen.gov.br/livre
Sumários.org - sumarios.org
Portal SEER/OJS - seer.ibict.br
Indexadores internacionaisLATINDEX - www.latindex.unam.mx
RCAAP - www.rcaap.pt
La Referencia - lareferencia.redclara.net/rfr/
ResearchBible - www.researchbib.com
Diretório Luso-Brasileiro -diretorio.ibict.br