Resenha: O Mercador de Veneza
Resumo
A peça “O mercador de Veneza” é uma comédia publicada em 1600, durante o período elisabetano — as comédias tratam de fazer críticas sociais com leveza e normalmente os finais são pacíficos. Dividida em cinco atos, ela conta a história do cortejo de Bassânio a Pórcia e do contrato firmado entre Shylock e Antônio. A peça possui versos rimados, versos brancos e prosas e é ambientada majoritariamente na cidade de Veneza do século XVI. As críticas desenvolvem-se sobre a situação social dos judeus no incío da modernidade e como o autor retrata; sobre a relação entre justiça e lei e sobre a influência que o direito e a economia mantêm entre si.
Palavras-chave
Referências
SHAKESPEARE, William. O mercador de Veneza. In: SHAKESPEARE, William. Grandes obras de Shakespeare: volume 2: comédias. Tradução: Barbara Heliodora. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017. p. 227-344.
SILVA, Edinilson Ferreira da. Direito e Justiça em Shakespeare: O mercador de Veneza. THEMIS: Revista da Esmec, v. 9, p. 305-350, 2011.
PARADISO, Silvio Ruiz; BARZOTTO, Leoné Astride. Shakespeare: Anti-Semita? A Imagem do Judeu em “O Mercador de Veneza”. Revista Cesumar–Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, v. 13, n. 1, p. 111-124, 2008.
GIRARD, René. Shakespeare: teatro da inveja. Tradução: Pedro Sette-Câmara. São Paulo: É Realizações, 2010.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Universidade Regional do Cariri (URCA)
2178-826X
Indexadores nacionais
DIADORIM - diadorim.ibict.br
OASISBr - oasisbr.ibict.br
LivRe - portalnuclear.cnen.gov.br/livre
Sumários.org - sumarios.org
Portal SEER/OJS - seer.ibict.br
Indexadores internacionaisLATINDEX - www.latindex.unam.mx
RCAAP - www.rcaap.pt
La Referencia - lareferencia.redclara.net/rfr/
ResearchBible - www.researchbib.com
Diretório Luso-Brasileiro -diretorio.ibict.br