Desafios de uma pesquisa acadêmica fora do “lugar comum”
Resumo
A pesquisa acadêmica pode ser uma importante ferramenta para abertura ou ampliação de conhecimentos já consolidados e, ainda, pode ser um mecanismo fundamental para desbravar novas perspectivas epistemológicas.
Em quaisquer das situações é salutar que o resultado do trabalho possa agregar conhecimento e impulsionar ações em prol do bem-estar da sociedade, posto que o conhecimento, como diz Paulo Freire[1], é um processo que transforma tanto aquilo que se conhece como também o conhecedor.
Ao me debruçar sobre o tema dos direitos da Natureza, por volta do ano de 2015, percebi que adentrava em um caminho pouco estudado no âmbito do Direito interno e praticamente silenciado no âmbito do Direito Internacional. Ao alargar esse campo para o tema das águas subterrâneas transfronteiriças, identifiquei que até aquele ano de 2017, quando publiquei o primeiro artigo abordando a temática, não havia, dentro do meu conhecimento, nenhum estudo que relacionasse o tema do giro ecocêntrico com o tema das águas subterrâneas transfronteiriças.
Existia sim, o propósito de formação de um grupo de pesquisa na Universidade Federal do Ceará para tratar do tema dos direitos da Natureza e um grupo já formado, no âmbito da mesma instituição, que estudava o tema das águas, do constitucionalismo latino-americano e a sua confluência com a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL).
[1] FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 5e. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Universidade Regional do Cariri (URCA)
2178-826X
Indexadores nacionais
DIADORIM - diadorim.ibict.br
OASISBr - oasisbr.ibict.br
LivRe - portalnuclear.cnen.gov.br/livre
Sumários.org - sumarios.org
Portal SEER/OJS - seer.ibict.br
Indexadores internacionaisLATINDEX - www.latindex.unam.mx
RCAAP - www.rcaap.pt
La Referencia - lareferencia.redclara.net/rfr/
ResearchBible - www.researchbib.com
Diretório Luso-Brasileiro -diretorio.ibict.br