Ajuda?

Questões Frequentemente Perguntadas (FAQ)

1. Como montar uma revista no sistema?

  1. Baixe o sistema e instale o programa, seguindo suas instruções de instalação, em um servidor que atenda aos requisitos de software.
  2. Use o login e a senha de Administrador informados durante a instalação para acessar o sistema.
  3. Crie uma nova revista em Revistas Hospedadas.
  4. O Administrador do Sistema será automaticamente cadastrado como Gerente da nova revista, mas podem ser criados outros usuários com Função de Editor Gerente, se necessário.
  5. O Editor Gerente entra em Configuração e preenche os cinco passos (não necessariamente todos de uma vez), cujo resultado será um portal pronto para receber submissões, gerenciar o processo editorial e publicar a revista on-line.
  6. Consulte OJS em uma Hora para maiores informações sobre como utilizar o sistema.

2. Onde eu posso encontrar suporte técnico, informar bugs, e sugerir melhorias no sistema?

O Public Knowledge Project opera um Forum de Suporte onde pode-se pesquisar por muitas respostas e colocar novas perguntas. Por exemplo, mensagens de erro podem ser pesquisadas, levando a soluções propostas para os assuntos mais comuns. Caso não encontre o que precisa, o usuário pode perguntar para pkp.contact@gmail.com. Informes sobre Bugs devem ser submetidos para o Bugzilla do PKP.

3. Como traduzir o sistema para outros idiomas?

Instruções para tradução estão disponíveis no arquivo docs/README que está incluído com o código fonte do sistema. Informações adicionais sobre tradução podem ser encontradas no Fórum de Suporte do PKP.

4. Por que está aparecendo a mensagem "Esta revista não está aceitando submissões neste momento"?

Caso o Editor Gerente ainda não tenha criado nenhuma seção para a revista (por exemplo, Artigos, Livros, Revisões, etc.), os autores verão esta mensagem durante o processo de submissão. Também, caso o Editor Gerente tenha habilitado a opção "Restrita a Editores e Editores de Seção", para todas as seções criadas, somente os Editores e Editores de Seção poderão submeter à revista.

5. Como disponibilizar acesso a manuscritos que estão no estágio "em revisão" ou em "pré-impressão" antes de serem publicados pela revista?

O sistema oferece a Editores duas opções para "acesso a pré-impressos (pré-prints)". Pode ser criada uma seção na edição atual, na qual são inseridos aprovados para uma futura edição ainda por definir e publicar. O artigo pré-impresso é incluído no Sumário da edição atual. Quando a próxima edição estiver pronta para publicação, basta remover os artigos da edição atual e agendá-los na próxima edição. Outra opção, mais restrita, é o Editor pode fazer uso da URL criada em "Leitura de Provas" na Edição da submissão, possibilitando o acesso da "pré-visualização" do artigo (para usuários privilegiados) antes de ser publicado em uma edição da revista. Enquanto isso, o PKP está avaliando o interesse nesta funcionalidade para considerar a criação de uma opção formal para tal funcionallidade.

6. Como informar o público que minha revista está disponível na Web?

Sua revista deverá ser indexada pelo Google e outros grandes sistemas de busca sem muito esforço, porém é importante tomar algumas atitudes pró-ativas. Certifique-se de registrar a revista no Coletador de Metadados PKP Harvester em Configuração Passo 3, o que leverá sua revista a ser indexada em outros buscadores da Open Archives Initiative, incluindo o PKP Harvester e o OAIster. Se sua revista publica em Acesso Livre, entre em contato com a biblioteca de sua instituição para saber como listar sua revista dentre as revistas eletrônicas e como entrar em contato com uma série de listas de bibliotecas com ferramentas de pesquisa on-line. Verifique a possibilidade de usar listas de discussão ou portais na web de grupos relevantes para anunciar uma "chamada para submissão de artigos" ou o lançamento da revista. Finalmente, em Configurações de Segurança/Accesso sob Configuração (2.5), o Editor Gerente deve permitir o cadastro de Leitores para que estes recebam a notificação de nova edição publicada, entre outras informações relevantes.

7. Como apresentar um histórico do Expediente da revista?

O Editor Gerente pode criar uma página de "Histórico do Expediente" como um novo item no Sobre da Revista (item 2.6 na Configuração). Em tal página você pode informar o nome, título editorial e tempo de serviço dos membros da equipe editorial.

8. Como cadastrar leitores como avaliadores da revista?

Em Configurações de Segurança/Accesso (2.5), sob Configuração, o Editor Gerente pode habilitar o cadastro de Avaliadores, Autores e Leitores. Os Avaliadores posteriormente aparecerão entre aqueles que o Editor de Seção pode escolher e designar para avaliar uma submissão. Em Configuração 5.7, o Editor Gerente pode informar em "Aos Leitores" sobre o interesse da revista em ter leitores atuando como Avaliadores da Revista. Da mesma forma, a revista pode encorajar o cadastro de Leitores com o propósito de realizar mala direta ou para identificar o número de leitores existentes.

9. Como encontrar mais avaliadores para uma submissão além da lista atual de avaliadores disponíveis?

Existem várias técnicas possíveis. Uma vez identificado um Avaliador potencial, seu e-mail e afiliação podem ser encontrados usando ferramentas de busca com o nome da pessoa.

  1. Use a bibliografia do artigo a ser avaliado para identificar pessoas apropriadas, e depois use seus nomes completos no Google para encontrar suas instituições e depois seu endereços de e-mail.
  2. Use pesquisas Booleanas no Google baseadas em palavras chave sobre o autor (por exemplo, pós-colonialismo + literatura + "África do Sul") para identificar materiais on-line relacionados e pessoas trabalhando na mesma área.
  3. Baseado em como o autor identificou o assunto do artigo (veja Metadados no resumo da submissão), envie perguntas a colegas sobre o nome de um possível avaliador com o conhecimento desejado da área identificada.
  4. Visite outras revistas on-line da área para identificar autores que podem atuar como avaliadores para um artigo específico submetido à sua revista.

10. Quais os diferentes formatos e políticas que uma revista pode adotar para publicar seu conteúdo como de Acesso Livre, tornando-o gratuito aos leitores?

Você pode consultar "As Nove Camadas de Publicações Científicas de Acesso Livre" de John Willinsky na Revista de Pós-graduação em Medicina. Também, a Fundação Soros preparou um a Guia para Publicações de Acesso Livre e Sociedades do Conhecimento que é "um guia destinado a ajudar sociedades do conhecimento — e editores de menor porte — a avaliarem as opções disponíveis para o futuro das políticas de publicação de revistas". SPARC, a Coalizão de Publicação do Conhecimento e Recursos Acadêmicos, também dispõe de muita inforação relacionada a publicações de Acesso Livre.