MÍMESIS E DISCURSO
Resumo
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o conceito de mímesis a partir de uma aproximação entre alguns pressupostos da teoria da literatura com outros da análise do discurso de linha francesa. Após o contraste de alguns conceitos apresentados por Luiz Costa Lima (2003), que dão conta dos diferentes tipos de mímesis presentes nas diversas conjunturas sociais, e por Michel Pêcheux (2009), que associam o aparecimento dos discursos às formações ideológicas, as duas matrizes teóricas são articuladas com a finalidade de oferecer uma posição sobre como podem ser pensadas as relações entre literatura e sociedade. Em seguida, realiza-se uma breve análise de um trecho do conto O Alienista, de Machado de Assis, objetivando uma breve exposição das possibilidades oferecidas pela abordagem teórica proposta. Por fim, conclui-se que a mímesis permite uma ligação da ficção literária com a realidade social por meio de uma representação dos efeitos de sentido disponibilizados pelas formações discursivas presentes em uma determinada realidade social.
Palavras-chave: Mímesis; análise do discurso; teoria da literatura.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v5i2.1170
Referências
ASSIS, Machado de. O alienista. São Paulo: Ática, 2000.
COSTA LIMA, Luiz: História. Ficção. Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
_____. Mímesis e modernidade: formas das sombras. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
COURTINE, Jean-Jaques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCAR, 2009.
DORNELES, Elizabeth Fontoura. O discurso do MST: um acontecimento na estrutura agrária brasileira. In: INDURSKY, Freda $ FERREIRA, Maria Cristina Leandro (Org.). Os múltiplos territórios da análise do discurso. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1999, p.149-172.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
MILNER, Jean-Claude. O amor da língua. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.
PÊCHEUX, Michel; GADET, Françoise. A língua inatingível: o discurso na história da linguística. Campinas: Pontes editores, 2004.
_____. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
SÖRBOM, Göran. The classical concept of mimesis. In: SMITH, P.; WILDE, C. (Org.). A companion to Art Theory. Oxford: Blackwell publishers 2002, p.19-28.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.