DAS DIFERENTES VISÕES DO AMOR, ATÉ O AMOR MÍSTICO PRESENTE NO CONTO TEOREMA DE HERBERTO HELDER.

Airton Santos de Souza Junior (UFAC), Gisela Maria Lima Braga Penha (UFAC)

Resumo


O estudo intitulado “Das diferentes visões do amor, até o amor místico presente no conto Teorema de Herberto Helder”, tem por objetivo realizar uma sondagem em busca das relações existentes entre as diferentes visões em que o amor é representado de acordo com a concepção traga pela filosofia, e o ideal de amor “imortal e mítico” que se encontra presente no conto Teorema. Para tanto, faz-se uso de uma metodologia de cunho bibliográfico centrada nas obras de Eduardo Farias Coutinho e Nicola Abbagnano. Como aporte teórico o estudo embasa-se na concepção de Mito e Amor adotada por Nicola Abbagano, e para dar sustentabilidade à relação entre essas duas concepções de amor, faz-se uso dos pressupostos da Literatura Comparada que pode ser compreendida segundo Marius-Francois Guyard, como a história das relações literárias nacionais. Sendo que o comparatista se coloca nas fronteiras, lingüísticas ou nacionais, examina as mudanças de temas, idéias, livros ou sentimentos entre duas ou várias literaturas. Desta forma pretende-se estabelecer através do comparativismo literário as possíveis relações existentes entre as diferentes significações a que o amor é submetido segundo a concepção filosófica, e o ideal de amor imortal e mítico centrado no romance de D Pedro e D Inês de Castro. Além de explorar ainda a relação entre a narrativa e o titulo do conto (Teorema), o que consequentemente denota um movimento interdisciplinar entre a Literatura e a Matemática.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v5i2.1176


Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/literatura/ines-castro-herbe. htm. Acessado em 28/09/2016 às 16h30minh

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/idademedia Acessado em 28/09/2016 às 17h00minh.

Disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/ines_de_castro_-_a_rainha_morta.html Acessado em 28/09/2016 às 17h30minh.

FREITAS, Maria Teresa de. Literatura e História. São Paulo: Atual, 1986.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.