AS INTERFACES DO CONHECIMENTO COLONIZADO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O DISCURSO RACIAL NO INSTITUTO HISTÓRICO DO CEARÁ

Maria Yasmim Rodrigues do Nascimento (UECE)

Resumo


Este artigo tem como propósito central analisar uma produção específica da Revista do Instituto Histórico do Ceará, intitulada “Da negritude no Ceará” , datada nos arquivos de 2003, produção essa que levanta as reivindicações políticas e raciais do negro como um equívoco; neste sentido, a análise que se segue busca compreender as faces de uma produção de conhecimento colonizado, responsáveis pela demarcação de um discurso racializado sobre os negros e, por conseguinte, a demarcação da diferença racial. A análise aqui feita está ancorada em noções dos estudos pós-coloniais, com o objetivo de responder, na medida das possibilidades, como a produção do saber eurocêntrico deu substrato a uma visão estereotipada e detratora dos negros e de África.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v6i1.1294


Referências


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