CÃO QUE LATTES NÃO MORDE? EFEITOS DO PRODUTIVISMO ACADÊMICO NA CONSTRUÇÃO DA AUTORIA

Ederson Luís Silveira (UFSC), Francisco Viera da Silva (UFERSA)

Resumo


Pautando-nos em reflexões que permeiam o contexto da produtividade acadêmica que muitas vezes privilegia a quantidade em detrimento da qualidade de pesquisas e textos elaborados o presente artigo tem como objetivo, a partir da análise de algumas materialidade discursivas, discutir a constituição da autoria no interior da ordem do discurso acadêmico, levando em consideração as atuais condições de emergência da autoria, marcadamente lastreadas pelo advento de uma política de produtividade acadêmica, levada a cabo por diversos órgãos de fomento à pesquisa científica e pelas universidades de um modo em geral.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v7i1.1424


Referências


CASTIEL, L. D. ; SANZ-VALERO, J. ; VASCONCELLOS-SILVA, P. R. Das loucuras da razão ao sexo dos anjos: biopolítica, hiperprevenção, produtividade científica. Rio de Janeiro : Editora FIOCRUZ, 2011.

CHARTIER, R. História, discurso e autoria em Foucault. In: PIOVEZANI, C.; CURCINO, L.; SARGENTINI, V. Presenças de Foucault na Análise do Discurso. São Carlos: EdUFSCAR, 2014.

FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.

______. A ordem do discurso. 19. ed. Ed. M. J. Marcionilo. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

______. O governo de si e dos outros. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

______. O que um autor? Trad. António Fernando Cascais & Eduardo Cordeiro. Lisboa: Passagens, 2002.

______. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H.; RABINOW, P. (Org.). Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense/Universitária, 1995, p. 231-249.

______. Sexualidade e poder. In: ______. Ditos e Escritos vol. V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense, 2001, 56-76.

______. Retornar à história. In: ______. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Trad. Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 (Coleção Ditos e Escritos, v.II).

REVEL, J. Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.

TREFZGER, F. P. S. Agamben, Chartier, leitores de Foucault: um retorno ao autor, Revista da Anpoll, Florianópolis, n.36, jan./jun. 2014, p.14-38.

ZOPPI-FONTANA, M. Deadline. A função-autor e os efeitos do discurso na produtividade da ciência. In: GUIMARÃES, E. (Org.). Cidade, linguagem e tecnologia: 20 anos de história. Campinas: Labeurb, 2013. p.109-136.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.