RELATOS MEMORIAIS DE JORGE AMADO SOBRE O INÍCIO DA CINEMATOGRAFIA BRASILEIRA

Douglas Rodrigues De Sousa (UESPI)

Resumo


Não é de hoje que a crítica literária analisa a obra de Jorge Amado a partir de estudos comparados ou da literatura e outras artes, sobretudo da arte cinematográfica. Isso decorre por Amado ser o escritor brasileiro mais adaptado, consequentemente, estudos diversos surgem em torno dessa temática. A relação do autor com o cinema está para além das adaptações. Em Navegação de cabotagem: apontamentos para um livro de memórias que jamais escreverei (1992), ao rememorar esses episódios o escritor revela como foi o período de implantação da indústria cinematográfica no país, o envolvimento dos intelectuais da época, seus entusiasmos e esperanças, a busca pelo espírito nacional no cinema brasileiro. Pretendemos, com o presente ensaio, apresentar um breve percurso de Jorge Amado pelo cinema brasileiro, tanto da perspectiva da história da implantação do cinema nacional, bem como das primeiras adaptações dos seus romances às telas. Afinal, autor e obra se confundem com a cinematografia brasileira do século XX.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v7i2.1555


Palavras-chave


Jorge Amado. Literatura e Cinema. Indústria Cinematográfica. Memórias. Adaptações

Referências


AMADO, Jorge. Navegação de cabotagem. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

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