O SIGNO IDELÓGICO FÉ NO DISCURSO NEOPENTECOSTAL DE EDIR MACEDO SOB AUSCULTAÇÃO BAKHTINIANA
Resumo
O presente artigo objetiva analisar o signo ideológico fé na produção discursiva neopentecostal do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, levando-se também em consideração os conceitos de dialogismo, tema e significação para o Círculo[1] de Bakhtin. O texto em destaque para a análise é “O Tesouro da Fé”, de Edir Macedo, extraído do blog oficial do bispo. Especificamente, este trabalho tenciona mostrar os sentidos, as vozes e as disputas ideológicas carreados no material semiótico em apreço, com base na relação dialógico-constitutiva do enunciado concreto de Edir Macedo com outros enunciados junto aos quais trava uma relação de responsividade. Da análise, pudemos perceber as relações dialógicas que o signo ideológico em destaque mantém com as concepções bíblicas de fé e com a voz neopentecotal. Concluímos que a palavra fé, no discurso de Edir Macedo, é ressignificada, assumindo valorativamente o sentido de um instrumento por meio do qual se pode alcançar as benesses almejadas.
[1]Compreende a produção de intelectuais, de áreas distintas, e os encontros realizaram entre os anos de 1920 a 1970, na Rússia, nos quais ocorreram vários e produtivos Círculos de discussão e construção de posicionamentos acerca da linguagem. Dentre os participantes, se notabilizaram V. N. Voloshinov, P. Medvedev e, sobretudo, M. Bakhtin.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v7i2.1586
Palavras-chave
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.
_________. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOSHÍNOV. Marxismo de Filosofia da Linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13ª. Ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2009.
BLEDSOE, David Allen. Movimento neopentecostal brasileiro: um estudo de caso. São Paulo: Hagnos, 2012.
BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
_________. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
CARMO, Cláudio Márcio. A Hibridização e a Constituição do Discurso Evangélico na Mídia Televisiva. In: MAGALHÃES, Célia (Org.). Reflexões sobre a análise crítica do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras-UFMG, 2001.
CELANI, M. A. A. Afinal o que é Linguística Aplicada? In: PASCHOAL, M. S. Z.; CELANI, M. A. A. (Orgs.) Linguística Aplicada: da aplicação da linguistic à linguistic transdisciplinar. São Paulo: EDUC, 1992, p. 15-23.
FABRÍCIO, B. F. Linguística Aplicada como espaço de “desaprendizagem”: redescrições em curso. In: MOITA-LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 45-65.
FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.
GONÇALVES, Delmo. Neopentecostalismo: nascimento, desenvolvimento e contemporaneidade: uma análise da IURD e seus elementos ético-religiosos. São Paulo: Fonte Editorial, 2013.
GONÇALVES, L. E. Q. Quem vê capa não vê coração: um olhar bakhtiniano sobre a construção de sentido da imagem dos evangélicos em capas da Revista Veja. 2015. 127p. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza. 2015.
MOITA-LOPES, L. P. Afinal o que é Linguística Aplicada? In: MOITA-LOPES, L. P. Oficina de lingüística aplicada. São Paulo: Mercado das Letras, 1996, p. 17-25.
_________. Da aplicação de Linguística à Linguística Aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (Org.). Linguística Aplicada – um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Editora Contexto, 2009, p. 11-24.
MACEDO, Edir. O Tesouro da Fé. 05 jun. 2017. Disponível em: . Acesso em 15 jun. 2017.
MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1999.
MIOTELLO, Valdemir (org.) Lago dos signos: identidade, discurso e memória. São Carlos: Pedro e João Editores, 2007.
MOLON, N. D.; VIANNA, R. O Círculo de Bakhtin e a Linguística Aplicada. In: Bakhtiniana, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 142-165, Jul/Dez. 2012. Disponível em . Acesso em: 28 jun. 2017.
RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
SAWATOWISKI, C. W. Texto e contexto da fé: o discurso mediado de Edir Macedo. In: Religião e Sociedade, Rio de janeiro, v. 27, n. 1, p. 114-131 2007. Disponível em:. Acesso em 01 jul 2017.
SOUZA, Beatriz Muniz; MARTINO, Luís Mauro Sá. Solicologia da religião e mudança social: católicos, protestantes e novos movimentos religiosos no Brasil. São Paulo: Paulus, 2004.
Bíblia Sagrada. Nova Versão Internacional. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2017.
Bíblia Sagrada. Almeida Revista e Atualizada. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2017
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.