VESTÍGIOS DE MEMÓRIA E A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS
Resumo
Este artigo pretende analisar, em textos de memórias produzidas por alunos do ensino fundamental, discursividades que evidenciam marcas do contexto sociocultural do meio familiar em que vivem os discentes e que constituem fatores que contribuem para a formação de suas identidades. Para auxiliar a análise dessas produções, utilizamos os conceitos de memória de Bosi (1998), Halbwachs (1990), Le Goff (1990); os estudos que tratam da relação entre memória e identidade (CANDAU, 2011; POLLAK, 1992; SOUZA, 2014); e ainda as concepções de discurso e interdiscurso de Pêcheux (1995) e Orlandi (2012). Metodologicamente na investigação, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza intervencionista e descritiva, a partir do procedimento sequência didática, com o gênero discursivo Memórias. A análise dos resultados nos mostrou que o trabalho com esse gênero permitiu que os alunos conhecessem e resgatassem valores socioculturais de suas comunidades, os quais são traduzidos por discursividades que atravessam recortes dos textos que relatam lembranças rememoradas por pessoas de seu convívio familiar.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v7i2.1678
Palavras-chave
Referências
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