A MULTIMODALIDADE E SEUS SIGNIFICADOS EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar se os recursos multimodais utilizados em um anúncio publicitário do Bradesco conseguem atingir os propósitos comunicativos desse gênero. Para tanto, foi analisado um anúncio, cuja finalidade é informar a seus clientes sobre a possibilidade de antecipar a restituição do imposto de renda e, consequentemente, persuadi-los a comprar o produto anunciado. A base teórica utilizada foi a Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006), mais especificamente a metafunção composicional, assim como a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; FUZER;CABRAL, 2014) e as considerações sobre os propósitos comunicativos nos gêneros textuais feitas por Martin; Rose (2007). A análise concluiu que os recursos multimodais utilizados no anúncio publicitário do Bradesco trabalham em harmonia e conseguiram atender satisfatoriamente aos propósitos comunicativos deste gênero.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v7i2.1746
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA, D. B. L. (Org.) Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Ed. da UFPB, 2008.
BÁRBARA, L., MACÊDO, C. M. C. Linguística Sistêmico-Funcional para a análise de discurso: um panorama introdutório. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Vol. 10, No. 1, 2009, p. 89-107.
BIASI-RODRIGUES, B.; BEZERRA, B. G. Propósito comunicativo em análise de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 12, n. 1, p. 231-249, 2012.
FERREIRA, M. A. Para gêneros discursivos: Linguística Sistêmico-Funcional. Linguagens e Diálogos, v. 1, n. 1, p. 69-81, 2010.
FUZER, C., CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em língua portuguesa. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.
HALLIDAY, M. K. A., MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar (3rd Ed.). London: Arnold, 2004.
http://www.bradesco.com.br/html/classic/sobre/index.shtm. Acessado em 19/07/2015.
http://exame.abril.com.br/revista-exame/noticias/os-15-bancos-que-tem-mais-agencias-no-brasil#2. Acessado em 19/07/2015.
KRESS, G. & VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of the design visual. London: Routledge, 2006. 2nd Ed.
LOPES, A. K. C. A natureza multimodal de uma constelação de gêneros cartas. 2013. 261f. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, 2013.
MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. 2. ed. New York: Continuum, 2007.
PETERMANN, J. Imagens na publicidade: significações e persuasão. UNIrevista, vol. 1, n. 3, Rio Grande do Sul, 2006.
SEGATTO, L. S.; KNOLL, G. F. Análise dos recursos multimodais em texto publicitário impresso. Signo, v. 38, n. 64, p. 66-83, Santa Cruz do Sul, 2013.
SOUZA, J. A. C.; GIERING. M. E. O infográfico: a palavra e a imagem em texto da divulgação científica midiática. Linguagem & Ensino, v.13, n.2, p.295-317, Pelotas, 2010.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.