A MULTIMODALIDADE E SEUS SIGNIFICADOS EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS

Cristiane Rodrigues Vieira (URCA), Ana Célia Clementino Moura

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar se os recursos multimodais utilizados em um anúncio publicitário do Bradesco conseguem atingir os propósitos comunicativos desse gênero. Para tanto, foi analisado um anúncio, cuja finalidade é informar a seus clientes sobre a possibilidade de antecipar a restituição do imposto de renda e, consequentemente, persuadi-los a comprar o produto anunciado. A base teórica utilizada foi a Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006), mais especificamente a metafunção composicional, assim como a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; FUZER;CABRAL, 2014) e as considerações sobre os propósitos comunicativos nos gêneros textuais feitas por Martin; Rose (2007). A análise concluiu que os recursos multimodais utilizados no anúncio publicitário do Bradesco trabalham em harmonia e conseguiram atender satisfatoriamente aos propósitos comunicativos deste gênero.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v7i2.1746


Palavras-chave


Multimodalidade. Anúncio Publicitário. Compreensão de Texto.

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