INCURSÕES PELO GÊNERO E ESTADO DE DIREITO NO ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA
Resumo
Visa-se, neste texto, mais especificamente, no romance XV ou Das Cismas de Chica da Silva constante do Romanceiro da Inconfidência (1953) de Cecília Meireles, a identificação de voz de ator social no feminino, que esteve no cenário da derrama e que acrescenta versões aos acontecimentos, envolvendo o ciclo do ouro e a extração de diamantes na Vila Rica e suas adjacências. Através do uso da linguagem, esse ser reivindicativo, por seu turno, responde pelo cognitivo (razão), avaliativo (querer) e o afetivo (psíquico) do corpo em sintonia com contexto alusivo a tempo/espaço pragmático do a posteriori, das ações vinculadas a meios e fins. Embasamo-nos, em teorias que buscam a possibilidade de equalização entre o que acontece individualmente e a moral, instituída na esfera pública, cuja ética, calcada no priori do mesmo, vai muito além dos interesses da alteridade. Desta sorte, problematiza-se a coordenada: ontologia-epistemologia-ética-estética, que elegeu um determinado sujeito de conhecimento, na atribuição do certo/errado, justo/injusto e do belo/feio; sem levar em conta o rosto desejante do outro em suas demandas, assente ao privado.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v8i2.1950
Palavras-chave
Referências
AGULHON, Maurice. Marianne au combat. L’ imagerie et la symbolique républicaines de 1789 à 1880. Paris: Flammarion, 1979.
BUTLER, Judith. Dar cuenta de sí mismo: violencia ética y responsabilidad. Buenos Aires: Amorrortu, 2012.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
COSTA, Cláudio. Poemas de Claudio Manuel da Costa. Introdução, seleção e notas de Péricles Eugênio da Silva Ramos. São Paulo: Cultrix, 1971.
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução de Miriam Schnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
DUMONT, Louis. Homo hierarchicus. Essai sur le système des castes. Paris: Galimard, 1966.
GOUGES, Olympe de. Déclaration des droits de la femme et de la citoyenne (1791). Paris:Mille et une nuits, 2003.
LEVINAS, Emmanuel. Le temps et l’autre. Paris: PUF, 2016.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria. Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 1992.
MAXWELL, Kenneth R. A devassa da devassa: a Inconfidência Mineira, Brasil-Portugal, 1750-1808. Tradução de João Maia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2010.
MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência. Organização e apresentação de Ana Maria Lisboa de Mello. Porto Alegre: L&PM, 2012.
PERROT, Michelle (Org.). História da vida privada, 4: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Tradução de Denise Bottmann e Bernardo Joffily. São Paulo: Companha das Letras, 2009.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discours sur l’origine et les fondements de l’inégalité parmi les hommes (1753). Paris: Flammarion, 1971.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Émile ou de l’éducation (1762). Paris: Flammarion, 2009.
SCHWARTZ, Roberto. Machado de Assis: um mestre na periferia do Capitalismo. São Paulo: Duas Cidades, 1990.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.