A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA NO CURSO DE LETRAS: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O artigo proposto diz respeito a uma pesquisa que visa investigar o processo de escrita acadêmica na formação inicial de professores de língua portuguesa, com ênfase na abordagem dos aspectos de constituição da autoria em produções textuais dos acadêmicos. Trata-se de um estudo discursivo, a ser realizado sob a perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha franco-brasileira. A partir dos textos coletados, serão identificadas e analisadas as marcas discursivas e pistas linguísticas referentes à autoria. Considera-se que a escrita acadêmica relaciona-se ao processo de letramento acadêmico, ou seja, com os usos da escrita - e da leitura - em práticas sociais e culturais no contexto universitário, por meio dos quais ocorre a interpretação, a compreensão e a organização do conhecimento em práticas de escrita dos mais variados gêneros e temáticas. Até o presente momento, os resultados da pesquisa apontam para uma formação do sujeito-autor que ocorre de modo heterogêneo ao passo que o acadêmico escreve e se inscreve em seus textos e desenvolve suas habilidades e competências discursivas. Além disso, nota-se a constituição da autoria como uma necessidade fundamental no processo de formação inicial de professores de língua portuguesa, pois ao constituir-se como sujeito-autor, o acadêmico posiciona-se ideologicamente, aprimora a capacidade de síntese, de argumentação e de formulação de opinião crítica perante o mundo e a ciência.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i1.2175
Palavras-chave
Referências
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