O FENÔMENO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM PROVAS DO ENADE PARA OS CURSOS DE LETRAS
Resumo
Neste artigo, objetivamos investigar e discutir, à luz dos pressupostos da Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 2008) e da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), o fenômeno da variação linguística em provas do ENADE para os alunos concludentes de Letras. Para isso, selecionamos as questões de natureza variacionista e formamos um corpus, de cuja análise chegamos aos resultados que nos permitem concluir que o conteúdo de variação linguística se mostrou contemplado pelo ENADE com uma razoabilidade significativa, pois, embora não tenham ocorrido em número elevado, as questões sobre Sociolinguística apresentaram-se com regularidade e alta qualidade de elaboração, indicando um olhar atencioso do ENADE para avaliar a postura do futuro profissional de Letras perante essa abordagem.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i2.2256
Palavras-chave
Referências
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