O FENÔMENO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA EM PROVAS DO ENADE PARA OS CURSOS DE LETRAS

Vinicius da Silva Vieira (UECE), Edina Ié (UECE), Aluiza Alves de Araújo (UECE)

Resumo


Neste artigo, objetivamos investigar e discutir, à luz dos pressupostos da Teoria da Variação e Mudança Linguística (LABOV, 2008) e da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004), o fenômeno da variação linguística em provas do ENADE para os alunos concludentes de Letras. Para isso, selecionamos as questões de natureza variacionista e formamos um corpus, de cuja análise chegamos aos resultados que nos permitem concluir que o conteúdo de variação linguística se mostrou contemplado pelo ENADE com uma razoabilidade significativa, pois, embora não tenham ocorrido em número elevado, as questões sobre Sociolinguística apresentaram-se com regularidade e alta qualidade de elaboração, indicando um olhar atencioso do ENADE para avaliar a postura do futuro profissional de Letras perante essa abordagem.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i2.2256


Palavras-chave


Variação linguística. ENADE. Profissional de Letras.

Referências


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