MULHERES E LIVROS: INTERTEXTOS ENTRE AS MÚSICAS “CHÃO DE ESTRELAS”, “A DEUSA DA MINHA RUA” E “LIVROS”
Resumo
Todo texto é uma construção que remete a outros textos por meio de retomadas, empréstimos e trocas, estabelecendo um diálogo perene entre si e isso pode ser observado na prosa, na poesia, no teatro, na música e, de modo geral, em toda e qualquer criação textual. Dessa forma, nosso objetivo é analisar as relações intertextuais que ocorrem entre as canções “Livros”, “Chão de estrelas” e “A deusa da minha rua”. Como suporte teórico, utilizamos os estudos de Julia Kristeva (2005), Ingedore Kock et al. (2007), Leyla Perrone Moisés (1978), Wender Marcell Leite Souza (2012). Nas canções mencionadas, dois elementos se destacam, mulher e livro, assinalando dois universos marcados pelo enigma, pelo mistério que permeia suas existências e instiga a busca de possíveis interpretações para compreender seus múltiplos significados.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i2.2271
Palavras-chave
Referências
BETHÂNIA, Maria. Âmbar. Chão de estrelas. Silvio Caldas e Orestes Barbosa. Disco Compacto. 1996.
COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Distribuidora de Livros Escolares, 1975.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1999.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Tradução de Lúcia Helena França Ferraz. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
KOCH, Ingedore; BENTES, Anna Christina; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: Diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
MOREIRA, José Francisco (org). Dicionário Mor da Língua Portuguesa. 1.º vol. São Paulo: Editora Pedagógica Brasileira Ltda, 1960.
NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das, FERREIRA, Tânia Maria T. Bessone da C. O medo dos “abomináveis princípios franceses”: a censura dos livros nos inícios do século XIX no Brasil. Acervo, Revista do Arquivo Nacional, v. 4, n. 1, p. 113-119, jan. jun. 1989. Disponível em: Acesso em: 08 set. 2018.
PERRONE MOISÉS, Leyla. Texto, crítica, escritura. São Paulo: Ática, 1978.
PREFEITURA fiscaliza ‘livros impróprios’ na Bienal do Rio. Censura? CartaCapital, 6 de setembro de 2019. Disponível em: Acesso em: 18 jan. 2020.
SOUZA, Simone Cristina Mendonça de. Primeiras impressões: romances publicados pela Impressão Régia do Rio de Janeiro (1808-1822). Tese (Doutorado em teoria Literária e História Literária). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, 2007. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/270281/1/Souza_SimoneCristinaMendoncade_D.pdf> Acesso em: 18 jan. 2020.
SOUZA, Wender Marcell Leite. A literatura como diálogo: um percurso histórico do intertexto. In: IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA, 2012, Porto Alegre. Seminário Internacional de História da Literatura. Porto Alegre: EDIPUC-RS, 2012, v. 9, p. 120-129. Disponível em: Acesso em: 18 jan. 2020.
TEIXEIRA, Newton. A deusa da minha rua. A Música Brasileira Deste Século Por Seus Autores e Intérpretes, v. 3, 2001.
VELOSO, Caetano. Livros. (CD). Philips. 1997.
_____. Livros. (Vídeo). Disponível em: Acesso em: 08 set. 2018.
WYLER, Lia. Que censura? D.E.L.T.A., 19: ESPECIAL, 2003 (109-116). Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.