OBJETIFICAÇÃO DA MULHER NA MÚSICA BRASILEIRA: PERSPECTIVAS DISCURSIVAS COM BASE NOS ESTUDOS DE GÊNERO

Rafael Marques Garcia (UFRJ), Wilder Kleber Fernandes de Santana (UFRJ)

Resumo


O presente trabalho, tendo como base os estudos de gênero e os estudos discursivos de Bakhtin, realizou um levantamento nominativo de vinte canções que tematizavam a mulher de forma objetificada na Música Brasileira (MB). A partir daí, tivemos por objetivo analisar e investigar a analítica das materialidades enunciativas que (re)tratam a figura feminina em duas dessas canções, Mulher Indigesta, de Noel Rosa, e Piranha, de Bezerra da Silva. Evidenciamos o tratamento do discurso dado às mulheres sob uma perspectiva de objetificação, consumo e feminicídio, imersos no universo da cultura popular e que reforçam as dicotomias entre os gêneros.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i3.2313


Palavras-chave


Representação. Mulher. Música brasileira.

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Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.