MEMÓRIAS DA INFÂNCIA COMO CONTEÚDO NO ENUNCIADO-DEPOIMENTO

Francisca do Nascimento Galdino Rolim (URCA), Francisco Gomes de Freitas Leite (URCA)

Resumo


Este artigo propõe uma análise da emergência do conteúdo no enunciado-depoimento, a partir do campo teórico da Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin e o de seu Círculo, no intuito de investigar como o conteúdo do enunciado-depoimento é determinado, dialogicamente, pelo entorno contextual da memória. Para isso, a partir do enunciado-depoimento da Mestra de Cultura do Crato-CE, Zulene Galdino, analisamos a interferência contextual no enunciado, investigando, sobretudo, o recorte das memórias de infância presentes na narrativa que, acreditamos, particularizam o conteúdo da brincadeira.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i3.2406


Palavras-chave


Enunciado-depoimento. Conteúdo. Memória. Bakhtin. Infância.

Referências


BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza. Austin: University of Texa Press, 1993.

BAKHTIN, M. M. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

COSTA, Isabel. Guardiã da tradição. Jornal O Povo, Ceará, n. 311 p. 2, 10 out. 2017. Disponível em: https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2017/10/guardia-da-tradicao.html. Acesso em: 11 jan. 2020.

FARACO, Carlos Alberto. O problema do conteúdo, do material e da forma na arte verbal. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: dialogismo e polifonia. São Paulo: Contexto, 2009. p. 95-111.

LEITE, F. de F. Inscrições em latim sob uma abordagem dialógica: um estudo no contexto do Cariri cearense. 2014. 210 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.

MARTINS, Edson. Os gêneros do discurso e sua contribuição à escrita acadêmica. Crato, 27 ago. de 2019. (Notas de aula).

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Ekaterina Vólkova Américo e Sheila Camargo Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.

SOBRAL, Adail; GIACOMELLI, Karina. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso –ADD. Domínio de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3., p. 1076-1094, jul./set. 2016.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.