O GESTO INTERPRETATIVO DO(A) PESQUISADOR(A): APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA ANÁLISES DE PRÁTICAS SOCIAIS

Clebemilton Gomes Nascimento (UNEB)

Resumo


Neste texto, parto do pressuposto de que todo processo de construção, gestão e difusão do conhecimento está atravessado pela linguagem, sendo, portanto, uma dimensão estruturante no traçado teórico-metodológico de qualquer investigação científica bem como na atitude interpretativa e crítica do(a) pesquisador(a). Com isso, proponho uma reflexão sobre o gesto interpretativo da pessoa pesquisadora na análise textual de informações discursivas em práticas de pesquisas cuja matéria prima são textos de diferentes gêneros e tipos. Para tanto, desde a minha experiência como professor-pesquisador, proponho aproximações e contribuições de diversos campos do conhecimento, principalmente dos Estudos Críticos do Discurso, abordagem teórica a partir da qual tenho operado nas minhas análises. O objetivo é  fazer uma inflexão experimental, multidisciplinar, multirreferencial e polilógica da linguagem na/para a pesquisa. Assim sendo, a linguagem é pensada tanto nos seus aspectos teóricos quanto dispositivo analítico na modelagem do conhecimento. Para além disso, essa reflexão ensaia flertes, ainda incipientes, com os estudos da cognição no saber-fazer do analista cognitivo.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i4.2666


Palavras-chave


Análise Discursiva. Análise Cognitiva. Complexidade. Práticas sociais. Pesquisa científica.

Referências


ALVES, Ivia. Interfaces: estudos sobre escritoras. Ilheus, Ba: Editus, 2005.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de “desaprendizagem”: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

FAIRCLOUGH, Norman. 1989. Language and Power. Harlow: Longman Group UK Limited. 1989.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UnB, 2001.

FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Tradução de Renato da Silveira. – Salvador: EDUFBA, 2008.

FISHER, R. M. B. A paixão de trabalhar com Foucault. In: COSTA, M. R. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Lamparina editora.

FOUCAULT, Michael. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 3003.

FRÓES BURNHAM, Teresinha. Análise cognitiva, um campo multirreferencial do conhecimento? Aproximações iniciais para a sua construção. In: FRÓES BURNHAM, Teresinha. Análise cognitiva espaços multirreferencias de aprendizagem: currículo, educação à distância e gestão/difusão do conhecimento. Salvador: EDUFBA, 2012.

GALEFFI, D. A. O rigor nas pesquisas: uma abordagem fenomenológica em chave transdisciplinar. In: PIMENTEL, Álamo Gonçalves; GALEFFI, Dante Augusto; MACEDO, Roberto Sidnei. Um rigor Outro: a questão da qualidade na pesquisa qualitativa – Educação e Ciências Humanas. Salvador: EDUFBA, 2009.

____________. Criatividade como transformatividade criadora nas instâncias físico-cosmológica, antropológica e societária, própria e apropriada. In: MACEDO, R. S; GALEFFI, D. A.; BARBOSA, J. G. Criação e devir em formação. Salvador: EDUFBA, 2014.

___________. Didática Filosófica Mínima: ética do fazer-aprender a pensar de modo próprio e apropriado como educar transdisciplinar. Salvador: Quarteto Editora, 2017.

______________. O anti-intelctualismo nazi-capitalista emergente e o papel do conhecimento científico, filosófico, artístico e místico como resistência criativa e criadora na difusão do conhecimento. Revista Sul-Sul de ciências humanas e sociais. V.1, n.01, 2020.

HALL, Stuart. Identidade cultural na pós–modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

INÁCIO, Emerson. Manifesto para uma crítica poética de uma possível existência do corpo na diferença. In: GARCÍA, Paulo César; THÜRLER, Djalma (orgs.) Erotização da política e a política do desejo: narrativas de gênero e sexualidades em tempos de cólera. Salvador, EDUNEB, pp. 135- 146, 2016.

KINCHELOE, J. Construtivismo crítico. Tradução de Manoel Alberto Vieira. Mangualde: Pedago, 2006.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ, Vozes, 1997.

LUCAS LIMA, Carlos Henrique. Linguagens pajubeyras: re(ex)sistência cultural e subversão da heteronormatividadade. Salvador, BA: Editora Devires, 2017.

MESSEDER, Suely. O processo alquímico entre o conhecimento localizado, a subjetividade corpórea e o compromisso: um movimento do poder direcionado às justiças. In: CAETANO, Marcio; SEFFNER, Fernando (orgs.). Cenas latino-americanas da diversidade sexual e de gênero: práticas, pedagogias e políticas públicas. Rio Grande, RS. Editora da FURG, 2015.

MESSEDER, S. A. A pesquisadora encarnada: uma trajetória decolonial na construção da saber científico blasfêmico. In: HOLLANDA, H. B. Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020a.

_______________. Em cena o pesquisador o (a) pesquisador(a) encarnado(a): um conceito ou instrumental teórico-metodológico. In: MESSEDER, S. A.; NASCIMENTO, C. G. do (Orgs.). O/A Pesquisador/a Encarnado/a: experimentações e modelagens no saber fazer das ciências. Salvador: EDUFBA, 2020.

MESSEDER, S. A.; NASCIMENTO, C. G. (Orgs.). O/A Pesquisador/a Encarnado/a: experimentações e modelagens no saber fazer das ciências. Salvador: EDUFBA, 2020.

NASCIMENTO, C. G. Experimentações, apostas teóricas e pessoais de um Pesquisador Encarnado. In: MESSEDER, S. A.; NASCIMENTO, C. G. do (Orgs.). O/A Pesquisador/a Encarnado/a: experimentações e modelagens no saber fazer das ciências. Salvador: EDUFBA, 2020.

ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 6ª edição, 2003.

PASSOS, E. O Ver e o Observar: a experiência fenomênica e o Experimento Científico. In: KASTRUP, V; TEDESCO, S.; PASSOS, E. Políticas da cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.

SAID, Edward W. Orientalismo: O Oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

RESENDE, V. M; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

_______________________, Análise de Discurso (para a) Crítica: O texto como Material de Pesquisa. Campinas, SP: pontes Editores, 2011.

RESENDE, V. M. Perspectivas latino-americanas para descolonizar os estudos críticos do discurso. In: RESENDE, V. M. (Org.). Descolonizar os estudos críticos do discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

VAN DIJK, Teun A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2008.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.