DISCURSO E PODER NO COMBATE À PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
Pretendemos com este artigo relacionar as formas do discurso ao poder, que tanto tem favorecido elites no que concerne ao discurso do atual governo de priorização da economia. Com isso, traremos à tona análises de manchetes de jornais como Folha de São Paulo, Estado de Minas e Jornal da Cidade a fim de mostrar como os discursos acerca da Covid-19 impactam nos comportamentos das pessoas na sociedade, as quais acabam por priorizar a economia em detrimento da saúde. Buscaremos deixar claros o quão persuasivos são as formas de atuação desses discursos e tentaremos mostrar como as políticas públicas são trabalhadas no país e as possíveis alternativas para que saiamos da pandemia. Espera-se que esse trabalho de caráter transdisciplinar possa clarificar o papel da linguagem no contexto da coletividade, atrelado à discursos hegemônicos que acabam se tornando um empecilho na erradicação da doença causada pelo agente Coronavírus. Procuraremos elucidar que as atitudes que convergem às decisões no âmbito da Administração Pública estão fortemente imbricadas com a linguística, afinal, por meio do discurso podemos dar efetividade ao poder, aqui entendido como uma relação entre subordinantes e subordinados.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i4.2669
Palavras-chave
Referências
ALCÂNTARA, Valderi de Castro, et al. Fatos, valores e o mundo-da-vida: argumentos epistemológicos para avaliação no âmbito da gestão social. Cadernos EBAPE.BR, v. 15, nº 4, Artigo 4, Rio de Janeiro, Out./Dez. 2017.
APÓS AMEAÇAR sonegar dados, governo promove confusão com números da Covid-19. Disponível em: Acesso em: 11 jul. 2020.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. Tradução e adaptação Judith Chambliss Hoffnagel. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
BOLSONARO anuncia liberação de R$ 5 Bilhões para combater o Coronavírus. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2020
CORONAVÍRUS: sem evidência, governo relaciona cloroquina a contágio menor. Disponível em: Acesso em: 11 jul. 2020.
DIJK, Teun A. van. Discurso e Poder. HOFFNAGEL, Judith; FALCONE, Karina (Org.). 2. ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017.
EPSTEIN, Isaac. Gramática do Poder. São Paulo: Ática, 1993.
FAIRCLOUGH, Norman. Language and Power. New York: Longman, 1989.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2014.
GIELOW, Igor. Infectado, Bolsonaro tenta usar coronavírus como aliado na crise. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2020
GIELOW, Igor. Rejeição a Bolsonaro bate recorde, mas se mantém, diz Datafolha. Disponível em: . Acesso em 08 jul. 2020
GRICE, Herbert Paul. Lógica e conversação. Tradução de João Wanderley Geraldi. In: Dascal, Marcelo (Org). Fundamentos Metodológicos da Linguística. Vol. 4. Campinas, SP: Unicamp, 1982.
JUNQUILHO, Gelson Silva. Teorias da administração pública. /Gelson Silva Junquilho. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2010. 182p.: il.
MAAKAROUN, Bertha, et al. KALIL critica postura 'negativista' de Bolsonaro ante pandemia: 'Foi um desastre para o Brasil'. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2020
ORWELL, George. 1984. Tradução de Alexandre Hunber & Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PLATÃO. A República. São Paulo, SP: Martin Claret, 2007.
SANDEL, Michael J. Justiça – o que é fazer a coisa certa. Tradução de Heloisa Matias e Maria Alice Máximo. 19 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
SANT’ANNA, Lindsay Teixeira, et al. Aproximações entre governança colaborativa e ação comunicativa: uma proposta analítica de estudo. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro 53(5):821-837, set. - out. 2019.
WEBER, Max. Economia y sociedad: esbozo de uma sociologia comprensiva. México: Fondo de Cultura, 1984. 1237 p.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.