A MULHER ANIMALIZADA E O ANIMAL FEMINIZADO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Milena Gambôa (UFPE), Brenda da Silva (UFPE)

Resumo


O presente artigo objetiva analisar as ideologias e as Formações Discursivas que interpelam o Discurso Publicitário, especificamente aquele relacionado ao contexto do consumo da carne, quando esse faz circular, na propaganda de seu produto e/ou serviço, sentidos de comparação, objetificação e sexualização do corpo feminino e animal e de polissemia entre o ato sexual e o consumo da carne. Ademais, busca identificar as posições-sujeito ocupadas pelo sujeito-publicitário ao produzir tais sentidos e a posição-sujeito projetada para a mulher em resposta ao imaginário que fazem dessa e do seu público-alvo. Destarte, adotamos como perspectiva teórico-metodológica a Análise de Discurso pecheuxtiana e apoiamo-nos na teoria feminista-vegetariana de Adams (2018), de modo que tenha sido possível, através da relação discursiva entre ambas, pensar as relações de dominação masculina e humana sobre as mulheres e os animais não humanos segundo as ideologias machista e carnista. Após a análise do corpus, composto por discursos de diferentes materialidades de três estabelecimentos que vendem carne, o The Saussie Pig, o Porca Vacca, e o Filthy Cow, concluímos que os discursos analisados inscrevem-se na FD Mercadológica e têm seus sentidos atravessados pelas posições-sujeito machista e carnista, as quais são interpeladas pelos saberes dessas FD (leia-se machista e carnista).

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v9i4.2725


Palavras-chave


Discurso Publicitário. Formação Discursiva Mercadológica. Posição-sujeito. Ideologia machista. Ideologia carnista.

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