CONSTITUIÇÃO DE LEITURA PARTINDO DE UMA ENTREVISTA DE SÉRGIO MORO
Resumo
Neste artigo, buscamos refletir sobre a situação atual do cenário educacional brasileiro e os modos de constituição do leitor de literatura em nossa sociedade. Nessa esteira, interessa-nos pensar e problematizar o ato de ler textos literários e seus efeitos na constituição do sujeito-leitor à luz da perspectiva discursiva de orientação pecheuxtiana. Para tanto, propomo-nos realizar um exercício de análise a partir do recorte de um trecho de uma entrevista com o Ministro da Justiça e da Segurança Pública do Brasil, exibida em programa de TV aberta. Assim, buscamos demonstrar como o(s) modo(s) de ler determinado texto(s) literário(s) significa(m) em determinadas condições de produção e quais as suas implicações para a constituição do sujeito-leitor, dada a representação deste ato materializada na entrevista.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i1.2737
Palavras-chave
Referências
SILVA, Luia Helena O. de; MELO, Márcio Araújo de. Por um retorno ao texto e seus (dis)sabores: pesquisa sobre literatura no ProfLetras. Revista EntreLetras (Araguaína), v. 9, n. 2, p. 86-102, 2018.
ORLANDI, Eni. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6.ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
. Análise de Discurso: Princípios e procedimentos. 12.ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5.ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014[1969].
. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5.ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014[1975].
PIGLIA, Ricardo. Anos de formação: os diários de Emílio Renzi. São Paulo: Todavia, 2017.
YOUTUBE. Conversa com Bial- Bial recebe o ministro da justiça e segurança pública do Brasil, Sérgio Moro-completo! Acesso em: 25 de fevereiro de 2020. Disponível em: .
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.