ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL: QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
Resumo
O objetivo geral desta pesquisa centrou-se na análise das questões étnico-raciais presentes em dois livros didáticos de espanhol como língua adicional, aprovados pelo PNLD 2015-2017. Para isso, foram estabelecidos como objetivos específicos (i) analisar imagens, bem como (ii) verificar a presença e (iii) discutir as atividades centradas em questões étnico-raciais de dois livros didáticos de língua espanhola utilizados no ensino médio. Para isso, partiu-se de considerações da Linguística Aplicada e dos estudos étnico-raciais. O percurso metodológico incluiu a pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, sendo a análise dos dados interpretativista. Consciente da relevância das línguas adicionais na formação de estudantes para a construção de uma sociedade mais igualitária, entende-se que o livro didático tem um papel importante e que é um instrumento fundamental tanto para professores quanto para os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados desta pesquisa indicaram que a abordagem sobre as questões étnico-raciais ainda necessita ser ampliada e aprofundada nos livros, não somente pela sub-representação imagética, mas, especialmente, pela superficialidade com que essa questão é abordada nos materiais.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i1.2751
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA FILHO, J. C. P. DE; BAGHIN, D.; CONSOLO, D. A.; SANTOS, J. B. C. DOS; ALVARENGA, M. B.; VIANA, N. A representação do processo e aprender no livro didático nacional de língua estrangeira moderna no 1º grau. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 17, n. 1, 13 dez. 2012.
ALMEIDA, S. L. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.
ARAÚJO, J. A. A atuação das Organizações Negras Baianas no campo da educação no período de 1970 a 1990. 2013. 187f. Dissertação (Mestrado em educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2013.
ARAUJO, M. de S. O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Rev. Bras. Linguist. Apl., Belo Horizonte, v.12, n. 3, p.647-652, Set. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio, área de linguagens e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de Convocação para o processo de inscrição e Avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2020. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: Língua Estrangeira Moderna. Brasília: MEC/SEB. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2013. p. 144-160.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de Convocação para o processo de inscrição e Avaliação de obras didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/2015. Brasília: MEC/SEB, 2013.
BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996.
CALDEIRA, E. Representação dos atores sociais: Discurso de reforço e enfraquecimento na constituição discursiva de identidades étnicas. Prolíngua, v. 6, n. 2, 2011.
COIMBRA, L. et al. Cercanía Joven: espanhol, vol. 1. 1. Ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
GUIMARAES, A. S. A. Como trabalhar com "raça" em sociologia. Educação & Pesquisa. São Paulo, v. 29, n. 1, p. 93-107, jun. 2003.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MOITA LOPES, L. P. Da Aplicação da Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (Org.). Linguística Aplicada: um caminho de diferentes acessos. São Paulo Contexto, 2011, p.11-24.
MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Em: Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira [S.l: s.n.], 2004.
NOGUEIRA, I. B. O corpo negro: sentidos e significados. Nguzu, Londrina, ano 1, n. 1, p. 10-13, 2011.
NOGUEIRA, I. B. Significações do corpo negro. Tese de doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998
OSMAN, S. et al. Enlaces: Español para jóvenes brasileños, vol. 1. 3. ed. São Paulo: Macmillan, 2013.
RIBEIRO, D. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SALES JÚNIOR, R. Democracia racial: o não-dito racista. Tempo Social, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 229-258, 2006. Doi: https://doi.org/10.1590/S0103-20702006000200012
SANTOS, W. O. dos. Relações raciais, Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e livros didáticos de geografia. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2012.
SEVERO, C. G. Pós-colonialismo e Linguística: relação (im)possível? In: Linguagens e Descolonialidades. 2017. 39–54 pp.
SILVA, A. C. da. A discriminação do negro no livro didático. Salvador: CED – Centro Editorial Didático e CEAO – Centro de Estudos Afro – Orientais, 1995.
SILVA, A. C. da. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou? Salvador: EDUFBA, 2011
G1. TV GLOBO. Ministro anula mudança em edital que permitiria livros escolares com erros e propagandas. Portal de notícias G1, 2019. Disponível em: . Acesso em: 29, jun. de 2020.
XXX. XXX. XXX., XXX, v. XXX, n. XXX, p. XXX-XXX, Dec. 2019.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.