CULTURA ELITISTA E CULTURA DE MASSA EM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Jeymeson de Paula Veloso

Resumo


O presente artigo objetiva realizar uma leitura do romance Ensaio sobre a cegueira (1995), do escritor português José Saramago abordando a relação entre cultura elitista e cultura de massa como um dos paradoxos do pós-modernismo. A relação entre cultura elitista e cultura de massa é um dos índices que contribui sobremaneira para a fragmentação da narrativa pós-moderna. Os romances pós-modernistas utilizam a estrutura da cultura de massa para questionar a partir de dentro os seus paradigmas. Em Ensaio sobre a cegueira, essa aproximação paradoxal fica evidenciada, na presença de inúmeros ditados populares, por vezes modificados parodicamente, coexistindo com a utilização inabitual dos sinais de pontuação, que exige uma leitura mais apurada e atenciosa. Para travarmos tal diálogo utilizaremos os estudos teóricos de Jean-François Lyotard, Fredric Jameson e Andreas Huyssen para discutir a pós-modernidade como um novo momento sócio-político-cultural, além dos trabalhos de Linda Hutcheon e Ana Paula Arnaut, apresentados em contraponto à crítica de Terry Eagleton. Verificou-se que, embora abordada separadamente, a relação contraditória e paradoxal entre cultura elitista e cultura popular concorre para a fragmentação da narrativa e para a leitura do romance como uma obra pós-modernista.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i1.2780


Palavras-chave


Pós-modernismo. José Saramago. Ensaio sobre a cegueira. Cultura elitista. Cultura popular.

Referências


AGUILERA, Fernando Gómez (Org.). As palavras de Saramago. Catálogo de reflexões pessoais, literárias e políticas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

ARNAUT, Ana Paula. Post-modernismo no romance português contemporâneo. Coimbra: Almedina, 2002.

ARONOWITZ, Stanley. Pós-modernismo e política. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.

BAUMAN, Zygmunt. A Vida fragmentada: ensaio sobre Moral pós-moderna. Lisboa: Relógio D’água Editores, 2007.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: _______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CALBUCCI, Eduardo. Saramago: um roteiro para os romances. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna: introdução às teorias do contemporâneo. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

FERNANDES, Rafael Morello. Pós-modernidade: uma leitura niilista e uma nova ontologia hermenêutica para o nosso tempo em Gianni Vattimo. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2011.

FERREIRA, Aurélio B. de Holanda. Novo Aurélio – século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2005.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2003.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Rio de Janeiro: Imago. 1991.

HUYSSEN, Andreas. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (Org.). Pós-modernismo e política. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.

JAMESON, Fredric. O pós-modernismo e a Sociedade de consumo. In: KAPLAN, E. Ann. O mal-estar no pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

LEBRUN, Gerard. Sombra e luz em Platão. In: NOVAES, Adauto (Org.). O Olhar. São Paulo: Companhia das letras, 1988.

LINS, Ronaldo Lima. A indiferença pós-moderna. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2011.

NAZARIO, Luiz. Quadro histórico do pós-modernismo. In: GUINSBURG, J; BARBOSA, Ana Mae (Org.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.

NOVAES, Adauto. (Org.). O Olhar. São Paulo: Companhia das letras, 1988.

PERRONE-MOISÈS, Leyla. As artemages de Saramago. Folha de São Paulo Online, São Paulo, 06/12/1998. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2012.

REIS, José Carlos. História & teoria: Historicismo, Modernidade, Temporalidade e Verdade. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

SANTIAGO, Silviano. A explosiva exteriorização do saber. In: LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. 14. ed. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2011. p. 125-131.

SARAMAGO, José. A Jangada de pedra. 9. ed. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a Cegueira. São Paulo: Companhia das letras, 2008.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a lucidez. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SARAMAGO, José. Evangelho segundo Jesus Cristo. 9. ed. São Paulo: Cia das Letras, 1993.

SARAMAGO, José. História do cerco de Lisboa. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.

SARAMAGO, José. Intermitências da morte. 2005.

SARAMAGO, José. Levantado do Chão. Rio de Janeiro: Record, 1996.

SARAMAGO, José. Memorial do convento. 24. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1999.

SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. 2. ed. Lisboa: Editorial Caminho, 1984.

SILVA, Teresa Cristina Cerdeira da. José Saramago - Entre a história e a ficção: Uma saga de portugueses. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1989.

SOARES, Angélica. Gêneros literários. 7. ed. São Paulo: Editora Ática, 2007.

VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2007.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.