CONFLITO, ANONIMATO E DESPERSONALIZAÇÃO: HARMADA, DE JOÃO GILBERTO NOLL
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o romance Harmada, de João Gilberto Noll, sob a perspectiva das teorias do imaginário, partindo da pesquisa de Gilbert Durand e Gaston Bachelard. O romance de Noll apresenta um protagonista inominado, que, diante da angústia causada pela finitude do tempo, vaga através de diferentes espaços em uma busca transcendental. Durante esse trajeto, em contato com as imagens simbólicas do espelho e do barro, e por meio do seu ofício de ator, a personagem confronta e reinventa a sua própria identidade, buscando um autorreconhecimento. No decorrer dessa jornada, o protagonista vivencia experiências de queda e ascensão, acentuadas pela presença dos símbolos antagônicos do Regime Diurno, proposto por Durand.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i1.2889
Palavras-chave
Referências
BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alan. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, figuras, cores, números. Trad. Vera de Sá Costa e Silva. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1991
COSTA, Cibele Hechel Colares da; PIVA, Mairim Linck. Lorde, João Gilberto Noll: reflexos de uma identidade. In: Leitura: imaginário, vozes femininas e escritas do eu. Santo Ângelo: Voix, 2019, p. 162 – 172.
DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, 1988.
______. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Lisboa: Ed. Presença, 1989.
______. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 1998.
FERREIRA, Alvarez; ENCARNACION, Agripina. Dicionário de imagens, símbolos, mitos, termos e conceitos Bachelardianos. Londrina: Eduel, 2013. Disponível em: http://www.uel.br/editora/portal/pages/arquivos/dicionario%20de%20imagem_digital.pdf
MÜLLER FILHO, Marco Antonio. A construção do arco-íris na obra de Cíntia Moscovich. Mosaico. São José do Rio Preto, v. 14, p. 93-105, 2015.
NEVIANI, Marcos Rafael da Silva. A estética do grotesco em Harmada e A céu aberto, de João Gilberto Noll. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação de Letras). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, 2012.
NOLL. João Gilberto. Harmada. São Paulo: Francis, 2003.
TEIXEIRA, Sandro Juarez. O Imaginário na obra de João Gilberto Noll. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2000.
TAVARES, Antônio Augusto. A criação do homem nos mitos das origens. Didaskalia, v. 8, n. 1, p. 35-53, 1 jan. 1978.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.