A POLÊMICA VELADA EM UMA BRANCA SOMBRA PÁLIDA, DE LYGIA FAGUNDES TELLES

Beatriz Souza Ferreira, Mayra Pinto

Resumo


Este artigo analisa o conto Uma branca sombra pálida, de Lygia Fagundes Telles, da perspectiva estilística (MARTINS, 2012) e de alguns pressupostos da teoria dialógica do discurso. O tema central da narrativa trata da tensão entre a voz da narradora, ligada a uma concepção heteronormativa das relações, e sua interlocução com outras vozes por meio do monólogo interior. Para analisar as relações dialógicas do conto, empregou-se o conceito de polêmica velada, categoria discursiva proposta por Mikhail Bakhtin (2010, 2015) em sua esquematização dos discursos bivocais, entre as distintas vozes discursivas. Parte-se do pressuposto de que o material verbal que constitui um discurso é o cenário para o evento da experiência social que ele retrata, na vida nasce a tensão dialógica que tornar-se-á palavra na poesia (VOLÓCHINOV, 2013). Procurou-se compreender de que modo os temas da vida, a intolerância e a opressão na relação de mãe e filha são tratados no conto.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i1.2904



Palavras-chave


Polêmica velada. Vozes discursivas. Relações dialógicas.

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: Hucitec, 1988. p. 13-70.

CHEVALIER, J. ; A. GHEERBRANT A. Diccionario de los simbolos. Trad. Manuel Silvar y Arturo Rodríguez. Barcelona: Editorial Herder, 1986.

CORTÁZAR, Júlio. Alguns aspectos do conto. In: CORTÁZAR, Júlio. Valise de cronópio. Tradutor: Davi Arrigucci Jr. e João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1993. p. 147-163

FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu. In: Obras completas Vol. 15 (1920-1923). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2011. p. 9-46.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Trad. Maria Lúcia Pinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1964.

MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à estilística: a expressividade na língua portuguesa. São Paulo: EDUSP, 2012.

TELLES, Lygia Fagundes. Os contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 442-450.

VOLÓCHINOV, V. N. Palavra na vida, palavra na poesia: Introdução ao problema da poética sociológica. In: VOLÓCHINOV, V. N. A construção da Enunciação e outros ensaios. Tradução de João W. Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. p. 71-100.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.