PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ESPANHOLA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Suzana Linhati, Eduardo Dutra

Resumo


Neste estudo, analisamos o espaço dado à produção oral nas aulas de língua espanhola da educação básica, no contexto brasileiro, por meio de uma revisão integrativa, a qual está constituída por estudos, compreendidos entre 2000 e 2019, resultantes de buscas realizadas no Portal de Periódicos da CAPES, no Google Acadêmico e na plataforma EBSCO Discovery Service. Para a pré-seleção, foram analisados vinte e quatro estudos que continham em seus resumos os descritores “oralidade” e/ou “produção oral” e “língua espanhola” e/ou “espanhol”. Desse total, foram excluídas vinte pesquisas que contemplavam a produção oral em cursos livres ou no contexto do ensino superior, restando, apenas, quatro investigações relacionadas ao ensino dessa habilidade em instituições públicas de ensino fundamental e médio do Brasil. Os resultados apontaram que a produção oral fica relegada a um segundo plano nas aulas de espanhol, logo, é necessário que se reveja o seu papel dentro do contexto escolar.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i3.3104

 


Palavras-chave


Produção oral; Língua espanhola; Revisão integrativa

Referências


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Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.