ACD: UMA FERRAMENTA PARA A INVESTIGAÇÃO DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Maria Margarete Fernandes de Sousa, Hugo Henrique Trajano de Sousa, Alan Victor Rodrigues Veras, Maria Cilânia de Sousa Caldas

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar como a teoria e a metodologia desenvolvidas pela Análise Crítica do Discurso (ACD), a partir dos pressupostos apresentados por Fairclough (1989; 2001; 2008) e discutidos por Meurer (2005) e Melo (2011), podem ser aplicadas à análise do gênero anúncio publicitário. Para este artigo, selecionamos vinte peças publicitárias, dez da marca Itaipava e dez da marca Havaianas. Em seguida, cada um desses eventos discursivos foi analisado enquanto texto, prática discursiva e prática social, conforme propõe Fairclough (2001) em sua teoria tridimensional. Do total analisado, destacamos que, para este artigo, apresentamos um anúncio de cada empresa. Como resultado, pudemos constatar que os pressupostos da ACD possibilitam uma tomada, não apenas descritiva, mas também interpretativa do gênero anúncio publicitário, compreendendo, assim, tanto a sua estrutura quanto a sua função social. Por tudo isso, conclui-se que a teoria e o método propostos pela ACD, apesar de não terem sido inicialmente formulados para o estudo dos gêneros discursivos, mas, sim, construídos para a investigação das práticas de hegemonia e poder na sociedade social, apresentam-se como mais um caminho para a compreensão dos componentes estruturais e da função social do gênero anúncio publicitário.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i4.3162


Palavras-chave


Análise Crítica do Discurso; Anúncio Publicitário; Gênero discursivo.

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