CARANGUEJOS COM CÉREBRO: O MANIFESTO COMO GÊNERO DISCURSIVO

George Antonio Correia Feitosa, Edson Soares Martins

Resumo


Este artigo visa explorar elementos constitutivos dos gêneros discursivos, buscando identificar no texto Caranguejos com cérebro, de autoria do pernambucano Fred Rodrigues Montenegro – também conhecido pelo nome artístico de Fred Zero Quatro — aspectos composicionais e discursivos de seu corpo textual. No texto, que ficou amplamente marcado como Manifesto Manguebit, pretendemos analisar seus atributos expressivos e sua identidade discursiva, elementos comuns que a ele atribuem estabilidade e o situam como caso problemático dentro da discussão sobre gêneros discursivos primários e secundários proposta pelo pensador russo Mikhail Bakhtin em seus estudos dialógicos. Para tanto, cruzaremos e compararemos estes elementos textuais e expressivos, buscando identificar sua construção composicional, seu estilo e seu conteúdo temático, relacionando-os com sua compreensão, seu reconhecimento e suas repercussões responsivas, conceitos estes também abordados nos estudos teóricos de Bakhtin, especialmente no ensaio “Os Gêneros do Discurso”.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i4.3168


Palavras-chave


Manifesto. Caranguejos com cérebro. Bakhtin. Gêneros do Discurso.

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