O DESEJO COMO PROBLEMA EM CIÚMES, DE GRACILIANO RAMOS
Resumo
Os contos de Graciliano Ramos certamente não têm recebido a atenção adequada. Poucos são os trabalhos que se dedicam à análise dessa parte da obra do escritor e, quando o fazem, não é de maneira aprofundada. Isso talvez se dê porque dois grandes críticos, Álvaro Lins (2015) e Antonio Candido (2006), consideraram que esses contos tinham quase nenhum valor. Observando esse estado da crítica do autor, objetivamos, aqui, analisar um dos contos de Insônia, intitulado Ciúmes. Interessar-nos-á como o escrito redefine e rasura a palavra “ciúme” por meio da complexificação do desejo. Afirmamos que o conto, se considerado por uma concepção de sujeito fundado no inconsciente, se abre para uma nova forma de leitura, que inclusive sugere uma necessidade de rever as posições tradicionais sobre o Graciliano Ramos contista.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i3.3169
Referências
ARAUJO, J. de S. Graciliano Ramos e o desgosto de ser criatura. 2. ed. Ilhéus: Editus, 2014.
BIRMAN, J. Mal-estar na atualidade: a psicanálise e as novas formas de subjetivação. 14. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
CANDIDO, A. Ficção e confissão. In: CANDIDO, A. Ficção e confissão: ensaios sobre a obra de Graciliano Ramos. 3. ed. São Paulo: Ouro sobre azul, 2006a.
CANDIDO, A. Os bichos do subterrâneo. In: CANDIDO, A. Ficção e confissão: ensaios sobre a obra de Graciliano Ramos. 3. ed. São Paulo: Ouro sobre azul, 2006b.
FRANÇA, E. M. Psicanálise e literatura: fundação e função. Remate de males, Campinas, v. 34, n. 1, p. 263-282, jan./jun. 2014.
FREUD, S. Além do princípio do prazer. In: FREUD, S. História de uma neurose infantil (“O homem dos lobos”): Além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREUD, S. Compêndio de psicanálise. In: FREUD, S. Compêndio de psicanálise e outros escritos inacabados. Edição bilíngue. Tradução de Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
ISER, W. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Tradução: Johannes Kretschner. 2. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
LINS, A.; MAIA, E. C. (org.). Sete escritores do Nordeste. Recife: Cepe, 2015.
LUKÁCS, G. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. 2a. ed. São Paulo: Editora Duas Cidades / Editora 34, 2009.
MOURA, E. D. de. Graciliano Ramos em tempos de guerra: os refúgios da revolução literária. Letras, Santa Maria, v. 19, n. 1, p. 33-54, jan./jun. 2009.
RAMOS, G. Ciúme. In: RAMOS, G. Insônia. 11. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Record/Martins, 1975.
TRILLING, L. Sinceridade e autenticidade: a vida em sociedade e a afirmação do Eu. Tradução de Hugo Langone. São Paulo: É Realizações, 2014.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.