ENVEREDANDO: EXPERIÊNCIA E MEMÓRIA ATRAVÉS DO CONTAR DE GRANDE SERTÃO
Resumo
O artigo apresenta breve análise do efeito da narrativa em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa (1965), como uma obra de pensamento sobre a memória e a construção da experiência através do contar. A noção de experiência que advém da leitura da obra é comparada ao que Walter Benjamin (1987) conceituou como a narração da experiência coletiva (Erfahrung), que parece colocar em movimento a memória impessoal e criativa, subsumindo a concepção de sujeito moderno, cuja experiência pessoal e psicológica está em jogo, e de comunicação interpessoal. Assim, Guimarães Rosa, através da narrativa do personagem Riobaldo, torna o contar um fenômeno de abertura e criação de mundos, em um contexto contemporâneo de declínio da importância da oralidade e da história viva, e do encerramento da experiência enquanto individualidade.
BACKLANDS: EXPERIENCE AND MEMORY THROUGH THE TELLING OF GRANDE SERTÃO
The article presents a brief analysis of the narrative effects of the book Grande Sertão: Veredas, by Guimarães Rosa (translated as The Devil to Pay in the Backlands, by James L. Taylor e Harriet de Onís. New York: Knopf, 1963), as a work of thought about memory and construction of experience through telling. The notion of experience that comes from reading the work is compared to what Walter Benjamin conceptualized as a narrative of collective experience (Erfahrung), which seems to set in motion the impersonal and creative memory, subsuming the concept of the modern subject, whose personal and psychological experience is at stake, as is his interpersonal communication. Thus, Rosa, through the narrative character Riobaldo, makes of the telling a phenomenon of worlds opening and creation, in a contemporary context of declining importance of oral and living history, and the closure of experience as individuality.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v1i1.324
Referências
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