RECLAMAÇÕES AGRUPADAS NA MEDIAÇÃO FAMILIAR JUDICIAL
Resumo
O presente artigo analisa as reclamações produzidas em contexto institucional da mediação familiar judicial, em especial a reclamação agrupada. Temos como objetivo analisar as propriedades linguístico-interacionais das sequências através das quais um ex-ca sal constrói suas reclamações, intituladas aqui de Reclamações Agrupadas, no decorrer dos encontros. Com base nos estudos da Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS; SCHEGLOFF; JEFFERSON, 1974), observamos que durante as sessões de mediação um turno de fala longo vem acompanhado de mais de uma reclamação. Os resultados apontam que: (i) um turno de fala apresenta duas ou mais reclamações; (ii) as reclamações agrupadas são produzidas em turnos extensos, podendo vir acompanhados de uma narração ou avaliação; (iii) mais de uma reclamação apresenta o mesmo item reclamável e (iv) a mediadora, em alguns momentos, afilia-se a essas reclamações e, em outros, se desafilia, quebrando, assim, as expectativas do reclamante.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i3.3309
Palavras-chave
Referências
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