OS RECURSOS MULTIMODAIS NA APRESENTAÇÃO EM PÔSTER: ESTUDO DE CASO

Cirana Raquel Vasconcelos Dantas, Késia Vanessa Nascimento da Silva

Resumo


O trabalho de iniciação científica contribui para a ciência e traz um aprendizado significativo, tanto para o pesquisador quanto para as pessoas que assistem. Neste artigo, focamos na apresentação de pesquisa na categoria pôster. Temos como objetivo principal investigar os recursos multimodais da linguagem, utilizados na apresentação de pesquisa de iniciação científica. Especificamente, propomos analisar os recursos prosódicos na fala da aluna durante a apresentação do pôster e descrever as principais marcações vocais e gestuais, utilizadas na exposição da pesquisa científica. Para tal análise, adotamos a perspectiva multimodal da linguagem, na qual gesto e fala estão integrados para a produção de sentido. Logo, nos fundamentamos teoricamente em Kendon (2003, 2009, 2016), McNeill (2005, 2016), Cavalcante (2015, 2016, 2018) e Fonte (2011, 2014). A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso. O corpus do trabalho envolve como sujeito participante uma aluna, que possui envolvimento com pesquisa científica, do Ensino Médio, filiada a uma escola da rede particular filantrópica da cidade de Caruaru-PE. O procedimento de coleta de dados adotado abrangeu filmagens com captura de tela e transcrições vocais e gestuais. Os resultados mostraram que o gesto dêitico de apontar e as modificações prosódicas constituíram os recursos multimodais da linguagem, sendo relevantes, portanto, para atrair a atenção dos ouvintes que assistiam à apresentação da pesquisa de iniciação científica. Em vista disso, é possível afirmarmos que os planos multimodais, constituídos por gestos e por produções vocais são utilizados em conjunto, atuando como elementos complementares um do outro.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i3.3320


Palavras-chave


Multimodalidade. Apresentação de pôster. Iniciação científica.

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