LETRAMENTO AUTÔNOMO E IDEOLÓGICO NA BNCC: UMA REFLEXÃO CRÍTICA

Débora Liberato Arruda Hissa, Dalilla Limeira da Costa

Resumo


Neste artigo, analisamos os indícios de letramento autônomo e ideológico presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (BRASIL, 2018), mais especificamente no componente Língua Portuguesa. Para isso fizemos uma pesquisa exploratório-descritiva do documento curricular nacional, focalizando seus três principais eixos organizadores: competências específicas, campos de atuação social e habilidades. Com base nas premissas dos Novos Estudos de Letramento – NEL (STREET, 2013, 2014), descrevemos o componente de Língua Portuguesa da BNCC e verificamos que os indícios de letramento autônomo se manifestam preferencialmente nas habilidades demandadas para os alunos do ensino médio, enquanto os indícios de letramento ideológico se fazem presentes nas competências específicas e nos campos de atuação social. Em nossa pesquisa, vimos que as habilidades estão descritas no documento curricular de forma desarticulada dos demais eixos, levando em consideração o caráter instrumental e técnico que prioriza o individualização do sujeito. Essa desarticulação pode ser consequência da mudança abrupta de perspectiva de letramentos no componente de LP analisado, no modo de se inter-relacionar as demandas sociais predicadas e praticadas a partir de um olhar homogeneizador e meritocrata de todo o processo de escolarização dos letramentos.


Palavras-chave


BNCC. Componente de Língua Portuguesa. Novos Estudos de Letramento. Ensino Médio.

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