AQUISIÇÃO DE ONSETS COMPLEXOS EM CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO FONOLÓGICO TÍPICO

Lídia de Almeida Correia, Wilson Júnior de Araújo Carvalho

Resumo


Com base na descrição do processo fonológico de simplificação de encontro consonantal e suas estratégias implementacionais, descrevemos a aquisição de onsets complexos C + /ɾ/ e C + /l/ em sílabas CCV.  Participaram da pesquisa 28 crianças de educação infantil de Fortaleza-CE, falantes do português como língua materna com desenvolvimento fonológico típico, na faixa etária de 2:0 a 5:6. A análise dos dados revelou que a) a elisão do segundo elemento do encontro consonantal é a estratégia mais empregada durante a aquisição dos onsets complexos, sobretudo na faixa etária de 3:0 a 3:6; b) não há diferença temporal no ritmo aquisicional de C + /ɾ/ em comparação a C + /l/ nas faixas etárias investigadas; c) as crianças descartam as estratégias implementacionais do processo de simplificação do encontro consonantal entre 4:0 e 4:6.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i5.3371


Palavras-chave


Aquisição de fonologia; conhecimento fonológico; encontro consonantal

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