INTERPRETAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA BNCC EM UM MANUAL DO PROFESSOR
Resumo
O presente trabalho objetiva analisar o processo de interpretação e de apropriação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em um manual do professor (MP) de 7º ano de língua portuguesa, verificando se há divergências ou convergências no ensino do gênero debate em ambos os materiais. Para esta análise, tomamos como referencial teórico a noção de política linguística a partir de Ricento e Hornberger (1996) e Johnson (2009, 2013) em relação aos processos de interpretação e de apropriação. Adotamos uma abordagem qualitativa, analisando excertos do MP e da BNCC, a fim de perceber em que medida os autores do MP interpretam e se apropriam do documento. Em nossa análise, percebemos que as propostas metodológicas e os conteúdos previstos do MP dialogam diretamente com a BNCC, baseando-se em seus campos de atuação. A apropriação também foi feita de modo negociado e criativo.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i5.3473
Palavras-chave
Referências
ANDRADE, R. C. O. de. Políticas Linguísticas Educacionais em Pernambuco: um estudo do eixo de análise linguística. 2016. 196 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 maio 2020.
COOPER, R. Definition: a baker’s dozen. In: Language planning and social change. Cambridge University Press: New York, 1989. p. 29-45.
FTD. Trilhas Sistema de Ensino: ensino fundamental II: 7º ano. São Paulo: FTD, 2018.
JOHNSON, D. C. Ethography of language policy. Language policy, v. 8, n. 2, p. 139-159, maio 2009.
JOHNSON, D. C. Language policy. New York: Palgrave Macmillan, 2013.
LIBERALI, F. C.; LIBERALI, A. R. A. Para pensar a metodologia de pesquisa nas ciências humanas. Interfainc, Santo André, v. 1, n. 1, p. 17-33, jan./jun. 2011.
LIN, A. M. Y. Researcher positionality. In: HULT, F. M.; JOHNSON, D. C. (Orgs.). Research methods in Language Policy and Planning: a pratical guide. UK: Wiley Blackwell, 2015. p. 21-32.
NOGUEIRA, A. C. de O. Manual do professor, muito prazer em (re)conhecê-lo! Uma análise sociorretorica do gênero. 2014. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
OLIVEIRA, A. L. O Livro Didático. Belo Horizonte: Editora Bernardo Alvares S. A., 1968.
OLIVEIRA, K. C. C. Manual do Professor de Língua Portuguesa: mecanismo de política linguística na padronização do português pela sintaxe nominal. 2020. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.
PAULILO, A. L. Os manuais do professor como fonte de pesquisa. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 56, p. 181-206, jan./jun. 2012.
RICENTO, T. K. Historical and theoretical perspectives in language policy and planning. Journal of Sociolinguistics, v. 4, n. 2, p. 196-213, 2000.
RICENTO, T. K.; HORNBERGER, N. H. Unpeeling the Onion: Language Planning and Policy and the ELT Professional. TESOL Quartely, v. 30, n. 3, p. 401-427, 1996.
ROCHA, J. de S. A Base nacional comum curricular (BNCC): ensino de língua e política linguística. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem, Identidade e Subjetividade) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná, 2019.
SHOHAMY, E. Language policy: hidden agendas and new approaches. London: Routledge, 2006.
SOUSA, S. C. T.; PEREIRA, A. C. V. B.; VILAR, J. H. B. A redação do ENEM sob a ótica da política linguística: um estudo da Competência 5. Muitas Vozes, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 196-215, 2019.
SOUSA, S. C. T.; PONTE, A. S.; SOUSA-BERNINI, E. N. B. de. A área de Política e Planejamento Linguístico no cenário internacional e nacional. In: SOUSA, S. C. T.; PONTE, A. S.; SOUSA-BERNINI, E. N. B. de (Orgs.). Fotografias da Política Linguística na pós-graduação do Brasil. João Pessoa: Editora UFPB, 2019. p. 9-50.
SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E.; DIONÍSIO, C. I. B. Introdução ao estudo da Política e Planejamento Linguístico. 2020 (no prelo).
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.