A LINGUAGEM MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA SISTÊMICO-FUNCIONAL

Daniela Moraes Pereira

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo compreender a inter-relação das metafunções ideacional, interpessoal e textual da linguagem, e qual a contribuição no processo de aprendizagem. Foram analisados textos do capítulo 7 do Livro Didático de Matemática do 6° ano do Ensino Fundamental “A conquista da Matemática”, a qual foi a mais distribuída na cidade de Santa Maria, nas escolas da Rede Municipal de Ensino para o quadriênio 2020/2024, conforme dados do site do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A análise seguiu os seguintes procedimentos: (a) escolha dos textos no Capítulo 7 “As frações e a porcentagem”; (b) mapeamento do texto à luz dos sistemas da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday e Matthiessen, 2014), Transitividade, polaridade e modalidade e Tema-Rema, respectivamente; (c) identificação, dentro de cada sistema, de padrões de ocorrência de elementos léxico-gramaticais; d) cotejo entre os padrões verificados a partir do mapeamento de cada sistema. Como resultados, foi constatado que o Livro Didático em questão demonstra situações de uso real do conceito das porcentagens de forma adequada. A partir da análise das três metafunções da linguagem foi possível a constatar que as escolhas linguísticas feitas pelos autores influenciaram na compreensão do conteúdo.


Palavras-chave


Linguística Sistêmico-Funcional, Matemática, Metafunções, Livro Didático

Referências


FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico Funcional em língua portuguesa. São Paulo: Mercado de Letras, 2014.

GIOVANI JÚNIOR, C. A conquista da Matemática: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 4° ed. São Paulo: FTD, 2018.

HALLIDAY, M. A. K. Context of situation. In: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, H. Language, context and text: aspects of a language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University, 1989.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. New York / London: Routledge, 2014.

JOHNS, A.M. Pedagogical Genres. In: Text, role and context: developing academic literacies. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. https://doi.org/10.1017/CBO9781139524650

ROSE, D; MARTIN, J. Genre Relations: Mapping Culture. London: Equinox, 2008.

TICKS, L. K. (2006). In: MOTTA-ROTH, D.; BARROS, N. C. A.; RICHTER, M. G. (org.). Linguagem, Cultura e Sociedade. 1ed. Porto Alegre: Editora e Gráfica Eficiência, v. 1, p. 169-189.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.