O TEXTO LITERÁRIO E O ENSINO PRODUTIVO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Débora Silva Rocha, Leosmar Aparecido da Silva, Célia Sebastiana Silva

Resumo


Este artigo tem objetivo de analisar o conto Na tal noite, de Mia Couto, considerando os níveis fonético-fonológicos, morfológicos sintáticos, semânticos e lexicais do texto para a produção de sentido, de modo a exemplificar uma possibilidade de integração no ensino de língua portuguesa. Isso porque, muitas vezes, o ensino de Língua Portuguesa nas escolas de Educação Básica é feito de forma fragmentada, o que dificulta que o aluno entenda integradamente os aspectos linguísticos que envolvem o texto, fundamentalmente, o literário, seja do ponto de vista da leitura ou da sua produção. Assim, apoiando-se na perspectiva funcionalista, procura-se demonstrar como, em um texto do gênero conto, é possível identificar efeitos de sentido a partir da análise dos recursos linguísticos. Os resultados evidenciam que Mia Couto é mestre contemporâneo em utilizar-se dos recursos da língua para produzir efeitos de sentido em seus textos. Além disso, a pesquisa mostra que a leitura crítica de textos literários favorece a compreensão do aluno da importância da gramática e da literatura, de modo que língua e literatura possam ser vistas e analisadas como campos integrados.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i6.3498


Palavras-chave


Conto; Literatura; Gramática; Ensino; Efeitos de sentido

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