A FÁBULA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

João Marcos Silva Vilela

Resumo


Diante da necessidade de ampliar o repertório linguístico do aluno, bem como, favorecer a prática da leitura e a oportunidade de conhecer e interpretar os gêneros, desenvolver a criticidade e aprimorar o nível de escrita, o projeto didático PIBID Letras UPE/Garanhuns, intitulado “Confabulando com Fábulas” utiliza de estratégias que objetivam atingir tais carências em uma turma de 6º ano do ensino fundamental II, na Escola Municipal João de Assis Moreno, situada no município de São João – PE. Para a realização desse trabalho, foram selecionadas algumas obras (fábulas históricas) adaptadas de autores de destaque como Esopo, La Fontaine e Monteiro Lobato para que pudessem ser utilizadas como base para o desenvolvimento metodológico. Também, estudos desenvolvidos por Freire (1995); Fiorin e Savioli (1997); Marcuschi (2002) e Bakhtin (2003) que enfatizam a leitura, o gênero fábula e os demais gêneros. Dentro do contexto de aplicação, o aluno vivencia de forma lúdica o ato de ler, interpretar e produzir textos. Com o projeto finalizado, buscou-se atingir todas as metas propostas e concluir o projeto como as atividades realizadas expostas na biblioteca da escola, de forma a torná-las acessíveis para dar continuidade à prática e expansão da leitura, dentro e fora da sala de aula.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3674


Palavras-chave


Leitura; Gênero Textual; Fábula; Moral da História.

Referências


ANTUNES, Irandé. Explorando a leitura. In: Aula de português: Encontros & Interação. São Paulo: Parábola editorial, 2003.

COSSON, Rildo. Círculos e leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

FERNANDES, Ana Malfada de Almeida. Da fábula ao imaginário infantil: recepção interpretativa pelas crianças de uma história tradicional. UdeMIEP. 2008.

MESQUITA, Armindo (Coord.) Pedagogia do imaginário: Olhares sobre a literatura infantil, Porto: Asa. 2002.

MOURA, Manoel Orisvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: Tizuko Morchida Kichimoto. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LIMA, Renan; ROSA, Lúcia. O uso das fábulas no ensino fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. CIPPUS – REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNILASALLE. Canoas – RS, v. 1 n. 1, p.153-169, maio/2012.

QUEIROZ, T. D. Dicionário Pratico de Pedagogia. 1.ed. São Paulo: Rideel, 2003


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.