A FÁBULA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Diante da necessidade de ampliar o repertório linguístico do aluno, bem como, favorecer a prática da leitura e a oportunidade de conhecer e interpretar os gêneros, desenvolver a criticidade e aprimorar o nível de escrita, o projeto didático PIBID Letras UPE/Garanhuns, intitulado “Confabulando com Fábulas” utiliza de estratégias que objetivam atingir tais carências em uma turma de 6º ano do ensino fundamental II, na Escola Municipal João de Assis Moreno, situada no município de São João – PE. Para a realização desse trabalho, foram selecionadas algumas obras (fábulas históricas) adaptadas de autores de destaque como Esopo, La Fontaine e Monteiro Lobato para que pudessem ser utilizadas como base para o desenvolvimento metodológico. Também, estudos desenvolvidos por Freire (1995); Fiorin e Savioli (1997); Marcuschi (2002) e Bakhtin (2003) que enfatizam a leitura, o gênero fábula e os demais gêneros. Dentro do contexto de aplicação, o aluno vivencia de forma lúdica o ato de ler, interpretar e produzir textos. Com o projeto finalizado, buscou-se atingir todas as metas propostas e concluir o projeto como as atividades realizadas expostas na biblioteca da escola, de forma a torná-las acessíveis para dar continuidade à prática e expansão da leitura, dentro e fora da sala de aula.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3674
Palavras-chave
Referências
ANTUNES, Irandé. Explorando a leitura. In: Aula de português: Encontros & Interação. São Paulo: Parábola editorial, 2003.
COSSON, Rildo. Círculos e leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.
FERNANDES, Ana Malfada de Almeida. Da fábula ao imaginário infantil: recepção interpretativa pelas crianças de uma história tradicional. UdeMIEP. 2008.
MESQUITA, Armindo (Coord.) Pedagogia do imaginário: Olhares sobre a literatura infantil, Porto: Asa. 2002.
MOURA, Manoel Orisvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: Tizuko Morchida Kichimoto. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LIMA, Renan; ROSA, Lúcia. O uso das fábulas no ensino fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. CIPPUS – REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNILASALLE. Canoas – RS, v. 1 n. 1, p.153-169, maio/2012.
QUEIROZ, T. D. Dicionário Pratico de Pedagogia. 1.ed. São Paulo: Rideel, 2003
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.