CULTURA DIGITAL: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA BNCC

Erika Vanessa Melo Barroso

Resumo


O presente trabalho trata sobre as práticas de leitura e produção de textos, uma vez que tem sido uma das questões preocupantes diante das novas tecnologias digitais e a interação dos estudantes com a internet. Com isso, esta pesquisa buscou trazer reflexões concisas dessas práticas que estão descritas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, onde foram tomados para debate os objetivos no texto do Componente de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental bem como o que assinala os Eixos de Integração de Leitura e Produção de Texto diante da era digital, visto que faz-se necessário tratar sobre a importância dos diversos mecanismos que possibilitam a mediação da leitura e escrita, contemplando assim, a relevância de considerar essas atividades como norteadoras de aquisição de conhecimentos. Essas abordagens permitem compreender que os diferentes meios para a realização dessas habilidades podem ser significativos, pois a sociedade contemporânea a cada momento lança uma nova forma de aprendizagem, o que se faz pertinente traçar questionamentos a respeito. Este estudo se pauta na pesquisa qualitativa, realizada por meio de referencial teórico bibliográfico, tratando-se de ações não quantificativas, mas sim considerando pontos necessários para uma análise sobre os tópicos selecionados da BNCC.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3679


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