RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA ESPANHOLA: PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO E ARGUMENTATIVIDADE NA SALA DE AULA

Danillo Silva Feitosa, Flávia Colen Meniconi, Simone Makiyama

Resumo


O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola de Maceió - Alagoas, participante do Programa Residência Pedagógica (PRP) em Língua espanhola. Neste projeto, buscou-se discutir e compreender o processo de ensino-aprendizagem do idioma, a partir do desenvolvimento de sequências didáticas baseadas em práticas de letramento crítico e ensino da escrita argumentativa. A metodologia que norteou o trabalho teve como base a pesquisa-ação intervencionista (THIOLLENT, 1986; NUNAN, 1992), a partir do planejamento e desenvolvimento de sequências didáticas em atividades de ambientação, imersão e regência de língua espanhola. As ações desenvolvidas foram pensadas e organizadas após a identificação das dificuldades que os alunos possuíam em relação ao desenvolvimento do pensamento crítico acerca dos temas propostos para leitura e discussão durante o programa. Ao final da pesquisa-ação, percebeu-se que o trabalho direcionado a uma perspectiva discursiva contribuiu não apenas na formação linguística do aluno, mas também para sua na formação cidadã. Por fim, cabe salientar que os alunos da puderam produzir textos, nas modalidades escrita e oral, em língua espanhola ainda no Ensino Básico, o que corrobora com a premissa da importância de uma sequência didática elaborada com foco no ensino da língua como discurso.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3704


Palavras-chave


Letramento crítico. Residência pedagógica. Argumentação. Escrita

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