INTERTEXTUALIDADE: RELEVÂNCIA PARA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

Conceição Érica de Andrade Pereira

Resumo


A intertextualidade é um conceito que vem sendo bastante estudado no âmbito da Linguística moderna e faz parte dos critérios pragmáticos da textualidade. O presente artigo tem como objetivo mais amplo a compreensão de como acontece o estudo desse aspecto nas aulas de interpretação textual. Especificamente, buscamos analisar a relação da intertextualidade com a construção do sentido, compreender de que forma a mesma pode ser relevante para a aprendizagem, entender a recepção textual relacionada com os aspectos inerentes a ela e apontar formas de inseri-la no ato de ler proficientemente. A pesquisa de campo qualitativa foi realizada na turma do 7 º ano do Instituto Ariádnes, Limoeiro-PE, e levou em conta os PCNs do Ensino Fundamental e os estudos e teorias de autores da Linguística Textual. Em linhas gerais, a intertextualidade tem grande relevância para a significação, constituindo um aspecto essencial para o entendimento completo do discurso, mas ainda precisa ser analisada de forma mais completa na sala de aula.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3709


Palavras-chave


Intertextualidade. Interpretação Textual. Aprendizagem.

Referências


BEAUGRANDE, Robert-Alain de; DRESSLER, Wolfgang U. Introdution to Text Linguistics. 2ª Imp., Londres, Longman, 1983.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e Textualidade. 2ª Ed., São Paulo. Ed. Martins Fontes, 1999.

GALVÃO, Bruno. Aumento Salarial. Disponível em: Acesso em: 08 de jun. de 2017.

JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. 6ª Ed., São Paulo, Cultrix, 1873.

KOCH, Ingedore Grunfeld Vilaça. Introdução à linguística textual. 3ª Ed. São Paulo: Ed.Martins Fontes, 201

______; BENTES, Anna Christina; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possíveis. 3ª Ed., São Paulo: Cortez, 2012.

______; FÁVERO, Leonor L. Linguística Textual: introdução. São Paulo, Cortez, 1983.

______; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª Ed., São Paulo, Editora Contexto, 2013.

______; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e Coerência. 13ª. Ed., São Paulo, Cortez, 2011.

______; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 18ª Ed., São Paulo, Contexto, 2013.

LOBATO, Monteiro. Fábulas. São Paulo. Editora Brasiliense, 1994.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SCHMIDT, Siegfried J. Linguística e teoria do texto. São Paulo, Pioneira, 1978.

SOUZA, Daniela Farias de. O processo de leitura e interpretação nas aulas de Língua Portuguesa à luz da Análise do Discurso. In: UOX Revista Acadêmica de Letras-Português. Universidade Federal de Santa Catarina. n.02, 2014/1. Disponível em: Acesso em: 20 de jun. de 2017.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.