LITERATURA, RESISTÊNCIA E MEMÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A HISTÓRIA CONTADA PELO CONTO GAROPABA MON AMOUR, DE CAIO FERNANDO DE ABREU

Maria Isabela Berenguer de Menezes, Natanel Duarte De Azevedo, Ivanda Maria Martis Silva

Resumo


O principal objetivo deste estudo é propor uma prática pedagógica direcionada ao ensino de jovens e adultos em um curso preparatório para a prova do supletivo do estado de Pernambuco dirigido à população LGBT, sobretudo à comunidade Trans. A prática pedagógica foi norteada pelo texto literário Garopaba, Mon Amour, presente no livro Pedras de Calcutá (1977), do escritor Caio Fernando Abreu (1948 – 1996), tendo em vista que o texto possibilita um diálogo com aspectos sociais, históricos e políticos relacionados à população LGBT na ditadura militar brasileira. Dessa forma, pretende-se colocar em pauta questões relativas aos déficits no sistema de ensino no Brasil, bem como sugerir caminhos para uma educação plural, resiliente e transformadora através da literatura.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3754


Palavras-chave


Literatura; Educação; Resistência; LGBT.

Referências


BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch, 1895-1975. Estética da criação verbal / Mikhail Bakhtin [tradução feita a partir do francês por Maria Emsantina Galvão G. Pereira revisão da tradução Marina. Appenzellerl. — 2’ cd. — São Paulo Martins Fontes, 1997.— (Coleção Ensino Superior). “O AUTOR E O HERÓI - 1 - O problema do herói na atividade estética”, p. 23 – 42.

BARBOSA, Nelson. “Garopaba Mon Amour”: tortura e consciência na autoficção de Caio Fernando Abreu.Itinerários, Araraquara, n. 40, p.167-183, jan./jun. 2015.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política, ensaios sobre a literatura e história da cultura. Trad. S. P. Rouanet. Pref. de J. M. Gagnebin. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 14/06/2021.

CANDIDO, Antonio. O direito à Literatura. In: ____. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e quietudes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GOMES, Suzana dos Santos. Gêneros discursivos e compreensão leitora: um olhar sobre as práticas de leitura no centro escolar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUISTICA, 13., Uberlândia. Anais eletrônicos... Uberlândia, MG: EDUFU, 2011. v.2, n.2. Acesso em: 06 jun. 2013.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura de mundo. 6.ed.Ática. São Paulo, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. et. al. Didática. Educação escolar: políticas, estrutura e organização São Paulo: Editora Cortez, 5.ed. São Paulo : Cortez, 2007.

ZILBERMAN, R. . O papel da literatura na escola. Via Atlântica, (14), 11-22. 2008. https://doi.org/10.11606/va.v0i14.50376. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50376. Acesso em: 13/04/2021.


Texto completo: PDF

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

 

 

Indexadores de Base de Dados (IBDs) 
Bases de periódicos com texto completo:




Outros Indexadores e Bancos de Dados:


Library of Congress

Sudoc - Système Universitaire de Documentation

Copac – United Kingdom

Bielefeld Academic Search Engine

CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias

 

Google Analytics UA-142181466-1

Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.