MODALIZAÇÃO EM DATASHEETS: USANDO A LINGUÍSTICA DE CORPUS NO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO DE AULAS COM FOCO EM HABILIDADES DE LEITURA EM INGLÊS DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Sabrina Bonqueves Fadanelli, Samira Dall'Agnol, Gabriela De Lima

Resumo


Datasheets são documentos em inglês que devem ser lidos por engenheiros, eletricistas e técnicos que lidam com componentes elétricos. Os alunos que buscam formação nestas áreas nem sempre apresentam facilidade de ler estes documentos em inglês. Este estudo apresenta uma investigação de como a modalidade é caracterizada nesses documentos sob uma Abordagem Sistêmico- Funcional, utilizando a Linguística de Corpus como metodologia. Esta invstigação visa promover um auxílio aos professores de cursos de níveis superiores que planejam suas aulas de Inglês para Fins Específicos com o suporta da Linguística de Corpus. Os pesquisadores reuniram 40 datasheets de 10 componentes elétricos diferentes, totalizando 74660 tokens. As ferramentas do Sketch Engine foram usadas para pesquisar o corpus. Os resultados apontam para verbos modais que expressam as modalizações esperadas de aviso e instrução; mas também apresentam linguagem persuasiva por meio de modalizações de possibilidade e volição. Os resultados servem como argumento suficiente para os professores usarem a Linguística de Corpus para ajudar os aprendizes de Inglês para Fins Específicos em contextos de educação superior a ler os datasheets com mais eficiência.

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3824


Palavras-chave


Datasheets. Linguística de Corpus. Modalização. Função Interpessoal. Habilidades de Leitura.

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