MIKHAIL BAKHTIN, LANGSTON HUGHES AND THE POETIC UTTERANCE
Resumo
Uma pragmática crítica encontra boa base na teoria da expressão de Bakhtin e Voloshinov em Marxismo e Filosofia da Linguagem (1929). Neste ensaio, exploro e amplio a noção de "reacentuação" com a de "retextualização" e chamo a atenção para o papel das textualidades na performance e deformação [deformance, no original] da linguagem escrita. A pragmatica crítica se move para além da estilística e propõe uma abordagem linguística mais crítica para textos literários. Sirvo-me da pragmática crítica orientada pela teoria do enunciado de Bakhtin para ler a lírica dialógica de Langston Hughes em Montagem de um sonho adiado (1951) e a retextualização poética como uma prática literária e crítica.
PALAVRAS-CHAVE: pragmática, abordagens lingüísticas da literatura, poesia Afro-Americana
Abstract
A critical pragmatics finds good grounding in Bakhtin and Voloshinov’s theory of the Utterance in Marxism and the Philosophy of Language (1929). In this essay I explore and extend the notion of ‘reaccenting’ with that of ‘retexting’ and call attention to the role of textualities in the performance and deformance of written language. Critical pragmatic moves beyond stylistics and proposes a more critical linguistic approach to literary texts. I use critical pragmatics informed by Bakhtin’s theory of the utterance to read Langston Hughes’s dialogic lyrics in Montage of a Dream Deferred (1951) and poetic retexting as a literate and critical practice.
KEYWORDS: pragmatics, linguistic approaches to literature, African-American poetry
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v1i2.383
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Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.