ABORDAGEM DA REDAÇÃO DO ENEM SEGUNDO A PEDAGOGIA DOS LETRAMENTOS
Resumo
Este estudo apresenta uma proposta de abordagem do texto dissertativo- argumentativo nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) elaborada à luz dos pressupostos teóricos da pedagogia dos letramentos e do design, para aplicação no ensino médio. As conclusões apontam para a possibilidade de promover uma experiência mais significativa aos estudantes, contrapondo-se à abordagem didática (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), tradicionalmente enfatizada quando do trabalho com a leitura e a produção desse texto específico na escola. Além disso, a proposta oferece aos estudantes a possibilidade de desenvolver sua capacidade de agência e seu senso crítico, qualidades extremamente caras ao cidadão da contemporaneidade.
DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v10i8.3839
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Exame Nacional do Ensino Médio: Documento básico. Brasília- DF:INEP, 2002. Disponível em: Acesso em: 18 jun. 2021.
____________ . Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2020:cartilha do participante. Brasília, DF: INEP, 2020. Disponível em: .Acesso em: 18 jun.2021.
CAZDEN, C. et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, Spring 1996. Disponível em: .Acesso em: 04 jul. 2020.
DEWEY, J. A escola e a sociedade e A criança e o currículo. Lisboa: Relógio D’água, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GRAFF, H.J. The literacy myth: cultural integration and social structure in the nineteenth century. New Yok: Routledge, 2017.
HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. Londres: Hodder Arnold, 2004.
HAMILTON, M. Sustainable Literacies and the Ecology of Lifelong Learning. In: HARRISON, R.R.F.; HANSON, A.; CLARKE, J. (org.) Supporting Lifelong Learning, Volume 1: Perspectives on Learning. Routledge: Open University Press, 2002, p. 176- 187.
INEP. Edital nº 28, de 1º de junho de 2021. Brasília, 1 jun. 2021. Disponível em: Acesso em: 18 jun. 2021.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO; P. Letramentos. Campinas – SP: Editora da Unicamp, 2020.
LUKE, A. Critical literacies: foundational notes. Theory into practice, v.51, n.1, p4-11, 2012. Disponível em: Acesso em: 04 jul.2021.
MONTESSORI, M. The Montessori method. New York: Schocken Books, 1964.
SOARES, M. O que pode fazer a escola. In:____________ Linguagem e escola: uma perspectiva social. 18. ed. São Paulo: Contexto, 2017. p. 103-124.
STREET, B.V Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Indexadores de Base de Dados (IBDs)
Bases de periódicos com texto completo:
Outros Indexadores e Bancos de Dados:
Sudoc - Système Universitaire de Documentation
Bielefeld Academic Search Engine
CRUE / REBIUN - Catálogo de la Red de Bibliotecas Universitarias
Google Analytics UA-142181466-1
Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli está avaliada no extrato B2, no QUALIS/CAPES - quadriênio 2013-2016, na área de LETRAS/LINGUÍSTICA.